Pesquisar
Close this search box.

Conexão Saúde: 80 moradores do Complexo da Maré serão testados para Covid-19 por dia

Além de 70 médicos para o atendimento de forma online, projeto terá criação de Centro de isolamento

Na última semana, as favelas do Rio voltaram a ter crescimento no índice de mortes por Covid-19. Com números altos de contaminações e taxa de letalidade, um alerta ainda está aceso sobre o controle da pandemia dentro do território favelado. Pensando nisso, foi criado o projeto Conexão Saúde – De olho na Covid, que será implementado primeiro na Maré e em Manguinhos com ações de testagem em massa, pesquisa, atendimento médico online e a criação de um centro de isolamento para atenção integral. A ação é uma parceria de instituições Centro Comunitário Manguinhos, Cruz Vermelha, Dados do Bem, Estáter, Fiocruz, Redes da Maré, SAS Brasil, Todos Pela Saúde e União Rio. 

O projeto já foi iniciado com a equipe da SAS Brasil, que disponibilizou uma equipe de 70 médicos para o atendimento de forma online não apenas para casos de Covid-19. A segunda onda de ações será a testagem em massa, feita em 80 moradores por dia e agendada através do aplicativo Dados do Bem, em parceria com a Fiocruz. São indicados para o teste pessoas que estejam com sintomas entre dois e nove dias. Abaixo, o passo a passo para realizar o agendamento do teste:

Testes ajudam contra a subnotificação

Além de ajudar a tratar melhor cada caso da doença, os testes feitos pelo Conexão Saúde servirão para diminuir os casos subnotificados e trarão um melhor panorama sobre o Covid-19 nas favelas. A promotora de vendas Elisângela, de 48 anos, moradora da Nova Holanda, conta que apresentou sintomas da doença em abril e foi ao Hospital Balbino. Entretanto, ao chegar lá, o médico não fez o teste para o novo coronavírus.

Me afastei do trabalho, fiquei usando máscara e fazendo uso dos remédios indicados. Houve total descaso, pois o hospital se recusou a testar ou a encaminhar para um laboratório especializado. O médico disse que eles só testariam em emergência porque tinham poucos testes lá e estavam dando preferência para casos de Covid-19 mais graves“, relata Elisângela.

Elisângela, moradora da Maré

Conexão Saúde terá centro de isolamento

Sendo um projeto piloto para outras favelas, o projeto iniciado na Maré terá a criação de um Centro de isolamento como terceira ação. A instalação será feita ao lado da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, na Nova Holanda, e contará com 18 leitos para atendimento, alimentação e acomodação para dormir. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibomgrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]