Pesquisar
Close this search box.

Veja como o Complexo do Alemão foi recriado em uma cidade cenográfica

As ruas do Complexo do Alemão serviram como cenário real para muitas cenas do início da novela, mas também foi preciso recriar parte deste universo no Projac, onde são gravadas as novelas da Globo. Este trabalho ficou a cargo da cenógrafa Erika Lovisi, que recriou o Alemão em uma cidade cenográfica de 1800m², com 14 edificações, em apenas 36 dias. Mas, para facilitar, ela tinha em sua equipe moradores do local que deram sugestões valiosas. Erika fala sobre o processo de construção da favela cenográfica e a expectativa de retratar uma realidade tão próxima do brasileiro, comparada com a distante Turquia.
“Quando o lugar é distante você pode fantasiar mais, tem mais licença poética. A gente tem que ter fidelidade para tentar chegar um pouco mais perto. Quando é muito próximo fica um pouco mais complicado, só que por outro lado, você tem uma contribuição muito forte da equipe. Na montagem, muita gente que estava trabalhando olhava e dizia ‘pode ter mais fio ali’. Eles participam muito, isso ajuda bastante”, conta Erika.

Favela cenográfica reproduz um pedado do Complexo do Alemão (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
Favela cenográfica reproduz um pedado do Complexo do Alemão (Foto: Salve Jorge/TV Globo)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywincasibom girişdeneme bonusugrandpashabet girişbahsegel girişcasibomcasibom giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]