Tendo como pano de fundo a impressionante paisagem que pode ser vista do alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, garotos, adolescentes e adultos se reuniram para curtir uma brincadeira típica da Zona Norte carioca: empinar pipas.
Eles aproveitaram a manhã deste domingo, 8 de setembro, para participar de um festival promovido pela Associação dos Moradores da comunidade.
A brincadeira começou cedo. Antes das 11h, a meninada foi chegando à estação do teleférico do Morro do Adeus. O dia firme e o belo cenário — uma visão de 360 graus da Zona Norte — contribuíram para a farra das pipas.
“É bom brincar com esse clima de paz e alegria. Agora, as pessoas podem transitar pelo complexo sem problemas, passando de um lado para o outro. Batalha, só de linha”, declarou Danúsia Tomás, presidente da Associação dos Moradores do Morro do Adeus.
Nos preparativos do festival, José Luiz Sales, responsável pela organização, levou centenas de pipas, de todas as cores e várias estampas. Ainda deu dicas para meninada aproveitar bem a brincadeira. “Aqui, temos regras. Não vale chilena, linha que corta as mãos e coloca as pessoas em risco. Fazemos um cerol com cola e pó de mármore, que só corta a linha, para deixar a brincadeira mais legal.”
Para animar ainda mais o festival, rolava funk no alto-falante de um carro. E os organizadores convidaram um grupo da Ilha do Governador, que levou muitas pipas. Elas coloriram o céu do Complexo do Alemão, contrastando com os carrinhos nas cores vermelha e branca do teleférico.
Via: http://www.upprj.com