Ontem foi realizada a segunda reunião comunitária do morro do Adeus, a reunião recebeu um numero maior de moradores e adolescentes interessados dês de a primeira realizada no dia 5 de junho.
Cleide Rufino Moradora do Complexo do Alemão falou a respeito dos projetos na comunidade que dão certo até hoje:
– “Eu morei em vigário durante um bom tempo e vim para o Complexo do alemão, o que na época era uma coisa aterrorizante, e passando na Grota vi um curso da S.O.S, passei e estudei na Unisuam como bolsista. Em 2006 passei em um projeto coletivo e hoje sou coordenadora de enfermagem da Unisuam, sinto orgulho de ser uma moradora e ter sido bolsista. E assim como o Capitão Vinicius disse, temos que acreditar em mudanças”
A Upp irá trazer cursos especializastes, assim como:
- Escolinha de futebol
- Katatê
- Ginástica para terceira idade
- MMA/ patrocinador Minotauro
- Reforço escolar (FIRJAN)
O capitão Vinicius voltou a falar mais uma vez do trabalho da UPP na comunidade, que tem um efetivo de 250 policiais ADEUS/BAIANA. Complementando; “Nesses 2 messes de UPP na comunidade cerca de 10 policiais foram presos por corrupção e isso graças á ajuda dos moradores”
De acordo com a estática mostrada no gráfico da UPP foram apreendidos cerca de 15 pessoas com drogas, uma porcentagem de 19% e 14% ficando em segundo lugar na Lei Maria da Penha, um dos mais acontecimentos na comunidade. “Nosso policiamento está focado na tarefa da comunidade – UPP”
Já o morador Hugo falou sobre o incentive força de vontade:
– “As pessoas só estão acostumadas a prometer, e ficar na luta nada… Todos precisam de um incentivo, antes disso determinação, todos precisamos acreditar” – Disse o morador que tem uma escolinha de futebol com um total de 112 alunos, sem algum patrocínio.
Projetos como: UPP MIRIM IRÁ CHEGAR NA COMUNIDADE
- Consentialização ao lixo na comunidade
- Na luta contra a Dengue
- Meio ambiente
“Esse projeto para as crianças é como se fosse escoteiro – disse o Capitão Vinicius”.
A natura esteve presente, Nathalia que trabalha na empresa de cosméticos e faz parte do projeto “Natura na Comunidade” falou um pouco a respeito da marca na comunidade que tem crescido muito.
“No Alemão eram apenas 20 vendedoras dos nossos cosméticos e agora temos um total de 900 por todo o Complexo – A natura se aproximou da comunidade através de Beto Chaves do Papo de Policias para conhecer um pouco do Complexo do Alemão também”
Beto falou a respeito de empreendedorismo, apoiando a Natura na comunidade:
– “O empreendedor alem de empreender, é claro, tem sempre que ter em mente valorizar o lugar onde mora, a sua comunidade e a si mesmo” – Disse Beto arrancando muitas palmas dos moradores e se referindo ao morador Hugo por fazer um trabalho sem a ajuda de nenhuma empresa.
Parceria da UPP:
- Natura
- Sebrae
- Firjan
- Suderj – Rio 2016
OUVIDOR DA COMUNIDADE (Qualquer tipo de problema)
8165-9611/3399-1199