Rene Silva viaja terça-feira para Londres, onde participara do revezamento da tocha olímpica

Vai dar Alemão em Londres! Do alto do Morro do Adeus, no complexo de favelas da Zona Norte, o estudante e blogueiro Rene Silva, 18 anos, já planeja arrumar as malas para sua primeira viagem internacional. Ele será um dos quatro brasileiros que carregará a tocha olímpica na capital inglesa, sede dos Jogos deste ano.

O jovem, que ganhou notoriedade ao narrar em tempo real a ocupação do Alemão pelo Twitter, em 2010, e por ter criado o jornal comunitário ‘Voz da Comunidade’, representará o Brasil entre os 8 mil revezadores da chama.

A tocha passa, desde 19 de maio, por cidades da Inglaterra e chegará ao Estádio Olímpico de Londres no dia 27 de julho, marcando a abertura da 30ª edição dos Jogos.

Além de Rene, participarão mais três personalidades brasileiras: Sebastião dos Santos (Tião), Eduarda Cavalcanti (Duda) e Marcos André França da Silva (Marquinhos). Eles foram selecionados pela Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento, por serem considerados exemplos de superação e símbolos do ‘novo Brasil’.

“Não imaginava que isso aconteceria. Sempre via artistas e atletas carregando a tocha. Estou muito feliz em representar o País e a minha comunidade”, declarou Rene.

Acostumado a lançar projetos no mundo virtual, o jovem antenado do Complexo do Alemão adianta uma novidade: “Vou criar um blog sobre a viagem e cobrir tudo: desde eu saindo daqui, até participando do evento”. O nome do portal será escolhido por enquete feita também na Internet, conta ele.

Brasileiros como exemplo de superação

Os brasileiros que vão a Londres foram escolhidos por terem driblado adversidades da vida. Morador do Adeus, Rene ganhou o prêmio ‘Shorty Awards’, o Oscar do Twitter, em 2011. Em 2005, criou o jornal ‘Voz da Comunidade’ e em 2011, blog de mesmo nome, sobre ações sociais nas favelas.

Tião foi personagem do documentário ‘Lixo Extraordinário’, indicado ao Oscar, mostrando ao mundo o valor dos catadores. De origem humilde, Duda foi campeã com o time do Volta Redonda da Copa Coca-Cola, em 2011. E o pernambucano Marquinhos venceu o caminho das drogas: hoje é instrutor para o mercado de varejo.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/estudante-do-alemão-levará-a-tocha-ol%C3%ADmpica-1.443586

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]