Primeiro CRAS do Complexo do Alemão é inaugurado

Primeiro CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Complexo do Alemão é inaugurado: O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, esteve hoje no Complexo do Alemão, dia 28, para inaugurar mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Este é o primeiro centro inaugurado no Complexo do Alemão e vai funcionar no prédio localizado em uma das estações do teleférico – a do Alemão. O equipamento está sendo gerido pela SEASDH e já conta com uma agência dos Correios, um posto do INSS e, ainda este ano, será inaugurado também um Centro de Referência da Juventude (CRJ).

“Eu não tenho dúvidas de que o Rio vive um momento especial e isso pode ser confirmado com a integração das equipes da Assistência Social do Estado e do município. O Estado assume o compromisso de ampliar e qualificar a parceria e aumentar a cobertura dos CRAS por meio do co-financiamento e da ampliação da cobertura da assistência social básica. Quando há esse diálogo, quem ganha é a população”, afirmou o secretário Rodrigo Neves.

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, também foram à inauguração do novo equipamento, assim como representantes da comunidade. Com este CRAS, a população da cidade passa a contar com 44 unidades. Neste novo equipamento do Alemão, trabalharão cerca de trinta pessoas, entre elas estão assistentes sociais e agentes comunitários. Ao serem atendidos no CRAS, os moradores do complexo terão acesso a projetos sociais, no âmbito das três esferas; federal, estadual e municipal, como o Pró-Jovem Adolescente, além da inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, porta de entrada para programas como o Bolsa Família, Renda Melhor, Renda Melhor Jovem, o Cartão Família Carioca, entre outros.

“O Estado está agora cumprindo com o seu papel que é o aporte de recursos, a ajuda no gerenciamento e coordenação das ações da prefeitura. O CRAS é um dos equipamentos mais importantes de uma gestão porque lida diretamente com o indivíduo. Os profissionais que vão trabalhar aqui serão os responsáveis por mapear, conversar com os moradores e identificar os problemas das comunidades. O Estado e a Prefeitura estão trabalhando juntos. Nós priorizamos o entendimento, o que mais vai beneficiar a população”, afirmou Eduardo Paes.

Até o fim do ano, o governo do Estado, por meio da SEASDH, apoiará a Secretaria Municipal da Assistência Social na implantação de outros nove CRAS em áreas pacificadas.

Colaborou Renata Sequeira

[galeria]

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]