Primeiro CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Complexo do Alemão é inaugurado: O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, esteve hoje no Complexo do Alemão, dia 28, para inaugurar mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Este é o primeiro centro inaugurado no Complexo do Alemão e vai funcionar no prédio localizado em uma das estações do teleférico – a do Alemão. O equipamento está sendo gerido pela SEASDH e já conta com uma agência dos Correios, um posto do INSS e, ainda este ano, será inaugurado também um Centro de Referência da Juventude (CRJ).
“Eu não tenho dúvidas de que o Rio vive um momento especial e isso pode ser confirmado com a integração das equipes da Assistência Social do Estado e do município. O Estado assume o compromisso de ampliar e qualificar a parceria e aumentar a cobertura dos CRAS por meio do co-financiamento e da ampliação da cobertura da assistência social básica. Quando há esse diálogo, quem ganha é a população”, afirmou o secretário Rodrigo Neves.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, também foram à inauguração do novo equipamento, assim como representantes da comunidade. Com este CRAS, a população da cidade passa a contar com 44 unidades. Neste novo equipamento do Alemão, trabalharão cerca de trinta pessoas, entre elas estão assistentes sociais e agentes comunitários. Ao serem atendidos no CRAS, os moradores do complexo terão acesso a projetos sociais, no âmbito das três esferas; federal, estadual e municipal, como o Pró-Jovem Adolescente, além da inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, porta de entrada para programas como o Bolsa Família, Renda Melhor, Renda Melhor Jovem, o Cartão Família Carioca, entre outros.
“O Estado está agora cumprindo com o seu papel que é o aporte de recursos, a ajuda no gerenciamento e coordenação das ações da prefeitura. O CRAS é um dos equipamentos mais importantes de uma gestão porque lida diretamente com o indivíduo. Os profissionais que vão trabalhar aqui serão os responsáveis por mapear, conversar com os moradores e identificar os problemas das comunidades. O Estado e a Prefeitura estão trabalhando juntos. Nós priorizamos o entendimento, o que mais vai beneficiar a população”, afirmou Eduardo Paes.
Até o fim do ano, o governo do Estado, por meio da SEASDH, apoiará a Secretaria Municipal da Assistência Social na implantação de outros nove CRAS em áreas pacificadas.
Colaborou Renata Sequeira
[galeria]