O Ônibus Hacker, coletivo voltado para democratização da tecnologia, e ciclistas organizados em torno do projeto Bike Anjo, que visa estimular o uso de bicicletas, organizaram na tarde deste domingo, dia 17, uma ocupação cultural no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação faz parte das atividades do World Bike Ride, mobilização criada para chamar a atenção para a importãncia de polîticas pûblicas voltadas para bicicleta durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Durante todo o dia, foram feitas oficinas culturais e ações de manutenção e ajuste de bicicletas dos moradores da região. Mais de 50 bicicletas que estavam paradas foram arrumadas e voltaram a circular. Os participantes ganharam cartilhas organizadas pela ONG Transporte Ativo com informações sobre a legislação de trânsito referente à bicicletas, bem como direitos e deveres do ciclista ubano. Também foram realizadas brincadeiras e oficinas de desenho, stencil e pintura com as crianças. No final do dia, três bicicletas foram sorteadas.
O ônibus Hacker chegou no sábado, 16, com o objetivo de ficar até segunda-feira, 18, quando segue para a Cúpula dos Povos e depois para a Cidade de Deus. Em todas as passagens, estão previstas ações para disseminar informações sobre o uso da tecnologia de maneira democråtica e aberta.
http://onibushacker.org/
https://www.facebook.com/onibushacker
http://www.riomasvos.org/bus-hacker-y-bicicletas-hizo-la-ocupacion-cultural-en-el-complexo-do-alemao/?lang=pt
Por Daniel Santini