Moradores do Complexo do Alemão ganham moderno centro digital

O Complexo do Alemão, que em novembro completou um ano de pacificação, ganhou, nesta sexta-feira (23/12), um moderno centro de cultura digital, formação e certificação profissional construído pelo programa Morar Carioca da Prefeitura do Rio. Localizado no bairro de Nova Brasília, o espaço é mais uma das obras de revitalização desenvolvidas em comunidades pacificadas que têm sido realizadas em parceria com os governos federal, estadual e municipal.

Fruto de um investimento de R$ 5 milhões, o equipamento, que ocupa cinco mil metros quadrados em dois andares vai oferecer cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação como oficinas de vídeo, fotografia, produção em áudio digital, web design, design gráfico, computação, entre outros, a jovens da comunidade e residentes do entorno.

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Bruno Itan
Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Bruno Itan

– Estamos completando um ano de pacificação. Quero dar os parabéns às forças de pacificação. Fico muito feliz de estar vindo aqui um ano depois com paz e sem fuzil, sem traficantes de drogas tomando conta da comunidade. Nós mudamos esta história. Quero dar os parabéns à equipe da prefeitura. Poucos lugares do mundo têm uma Praça do Conhecimento desta qualidade – disse o governador Sérgio Cabral.

Para o prefeito Eduardo Paes, o momento é realmente simbólico:

– Este é o terceiro ano junto com o governador Sérgio Cabral e com o vice-governador Pezão. E comemoramos a revitalização deste local com muita alegria porque este é um lugar muito simbólico. Aqui era aonde a violência mais afetava a vida das pessoas. Estamos prestando vários serviços e hoje entregamos esta fantástica obra, que é um lugar muito especial.

A Praça do Conhecimento integra um espaço de dez mil metros quadrados onde a Secretaria Municipal de Habitação construiu o Cine Carioca 3-D. Um posto de coleta de lixo da Comlurb também está presente no local. Em breve será construído um Espaço de Desenvolvimento Infantil para 170 crianças de três meses a cinco anos e 11 meses.

– Graças à iniciativa do governador Sérgio Cabral está se criando uma nova era para o povo do Rio. A parceria com os entes federativos foi fundamental. Esta Praça do Conhecimento é para a população do Alemão, entre muitas outras obras. Queremos que os moradores nos ajudem a cuidar daqui. Jovens e adultos poderão realizar cursos e acessar internet gratuita – destacou o secretário municipal de Habitação, responsável pelo equipamento, Jorge Bittar.

Moradora do Complexo do Alemão, Ana Moura, 22, é monitora da Praça do Conhecimento. Ela comemora o trabalho e a possibilidade que está sendo oferecida a jovens e adultos.

– É um prazer imenso estar trabalhando e ensinando o que eu aprendi. Via muitas coisas aqui como bocas de fumo, adolescentes com armas. Estou muito feliz. Já tivemos duas oficinas e dei aula para mais de 40 pessoas, foi muito legal.

Aluno da oficina de vídeo – realizada para sensibilizar jovens da região e divulgar o novo centro digital – o adolescente Lucas Hollanda, de 16 anos, que reside no entorno da comunidade, quer se inscrever para os cursos que terão início em 2012. A oficina utilizou máquinas fotográficas com vídeo para que os meninos e meninas mostrassem suas visões sobre o local onde vivem.

– Gostei tanto que quero aprender vídeo e trabalhar com isso. Acho o espaço muito bom, são muitos cursos oferecidos e temos a oportunidade de poder usar equipamentos com muita tecnologia. Isso é muito bom.
Participaram da inauguração da Praça do Conhecimento, em Nova Brasília, o vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o gerente de Inclusão Digital da Secretaria municipal de Habitação, entre outras autoridades.

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Renato Moura
Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Renato Moura

Via: rj.gov.br

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]