Oficina de grafite para crianças compõe a programação
Batalhas de rima, apresentações de cine-curtas e grafites vão agitar o Morro do Adeus na próxima sexta-feira, 28 de setembro. As atividades fazem parte do Intervenção Cultural, evento organizado pelo coletivo Marcha das Favelas com o objetivo de proporcionar um dia de entretenimento e manifestações artísticas na comunidade.
Desejo de mudança social é o que move Gabriel de Oliveira, de 15 anos, um dos organizadores. O jovem conta que foi convidado a participar do planejamento quando a ação ainda estava no papel e agarrou a oportunidade sem duvidar. “A inspiração vem de mudar a realidade em que vivemos, de querer fazer algo pelo lugar que crescemos e que passamos a maior parte de nossa vida”, completa.
A partir das 12h, as crianças poderão pôr a mão na massa na oficina de grafite com dois artistas internacionais, com nomes ainda não divulgados, vindos através do projeto Spray Vida, a iniciativa prevê um projeto de arte nos muros da comunidade. A programação conta ainda com a presença do bloco Planta na Mente, dos grupos Chapa Rap, Anunnaki Corp e Faixa de Gaza, além da exibição de cine-curtas do Favela CineClube.
Como resultado, o coletivo espera a conscientização dos moradores, perante o descaso do governo com propostas de investimento nas favelas, para reivindicarem seus direitos ao Estado.
Para o evento, os organizadores estão recolhendo doações de latas de tintas brancas, corantes coloridos para as pinturas ou contribuições financeiras. Interessados em ajudar, podem entrar em contato através da página no facebook: https://facebook.com/MarchaDasFavelas/
A Intervenção Cultural será realizada onde acontecia o Baile da Aquiri (Rua Aquiri, 527 – Morro do Adeus, Complexo do Alemão).