Grupo do Complexo vai brilhar novamente no Festival de Teatro de Paty do Alferes

O Grupo de Teatro do Núcleo do Complexo do Alemão pelo terceiro ano consecutivo se apresenta no Festival Estadual de Teatro da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj).

FOTO: Charles Brother

Este ano, o grupo encena a peça “O Balaio da Vingança” que foi recentemente apresentada na Escola Tim Lopes, no Complexo. O 33º Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2011, acontece de 22 a 31 de julho, no município de Paty do Alferes. A sede do encontro é a Aldeia de Arcozelo, criada por Paschoal Carlos Magno, criador do Teatro do Estudante.

O Balaio será apresentado no dia 28, às 21 horas, no Teatro Renato Viana, na Aldeia Arcozelo.

O Festival tem por objetivo intensificar o intercâmbio teatral, aperfeiçoando e capacitando artistas e técnicos, estabelecendo um fórum de troca de experiências e discussão das diversas linguagens cênicas e conta com parceria da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O Prêmio Paschoalino, que também acontece na Aldeia de Arcozelo, pretende discutir com a comunidade local (produtores culturais das artes cênicas, professores da rede municipal, estadual e estudantes), a importância do teatro no processo educacional e de que forma este trabalho pode ser multiplicado nas escolas com os estudantes. A Fetaerj é uma instituição de utilidade pública estadual e sem fins lucrativos, filiada à CTB (Confederação Barasileira de Teatro). Desde sua fundação em 1977, associa grupos teatrais objetivando a organização, o fomento, a prática, o desenvolvimento e a difusão do teatro através de festivais, congressos, concursos, seminários, oficinas, mostras, intercâmbios, palestras, debates, leituras, cursos, etc.

FONTE: AfroReggae – Christine Keller

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]