A Defesa Civil (SEDEC – Secretaria de Estado de Defesa Civil) é o órgão público que está ligado a administração do município e está subordinado à Secretaria de Ordem Pública. A SEDEC tem a missão de evitar ou minimizar os desastres e/ou acidentes que podem acontecer na cidade, para isso utilizam ações preventivas que vão conscientizar e orientar a população, mas também atuam na resposta aos desastres, ou seja, a Defesa Civil deve agir antes, durante e também após a uma calamidade, porém sua prioridade é agir na fase de eminência de risco.
Ao identificar um risco, o procedimento tomado é o de encaminhar o ocorrido aos canais de comunicação da SEDEC para que haja um esclarecimento ou resolução do fato.
Desde janeiro de 2019 moradores do Alemão ainda aguardam resposta sobre alguns casos. Separamos três para acompanhar o andamento das ordens de serviço:
A Defesa Civil foi acionada mais uma vez para esclarecer como anda o acompanhamento das ocorrências citadas acima e em nota enviada ao jornal Voz das Comunidades, a secretaria justificou sobre os casos citados na matéria.
VEJA NOTA
Caixa d’água vertical: A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), informa que realizou vistoria na área onde fica a caixa d’água do condomínio Nova Geração, na Av. Itaóca, no dia 19 de fevereiro deste ano. O caso foi encaminhado para a Secretaria de Conservação, para providências.
Casa de três andares que está a beira do barranco: A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), informa que realizou vistoria em uma casa de três andares na Rua Augusto Borborema no dia 26 de março deste ano. O caso foi encaminhado para a GeoRio, para providências.
Sobre o caso da família que sofreu com o desabamento de parte da casa no Morro do Adeus, a Defesa Civil não encontrou solicitação de vistoria e nem registro da ocorrência.
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), informa que para direcionar seu atendimento e agilizar as solicitações de vistoria é necessário acionar o órgão pelo telefone 199 ou pela Central de Atendimento 1746 através dos canais de comunicação alegando urgência.