A Federação de capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Universidade Veiga de Almeida, realizou o campeonato Troféu Cidade do Rio de Janeiro de capoeira, que aconteceu na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, no domingo dia 05 de junho, às 10h. O evento que contou com a partipação de grupos de capoeira de todo Estado, teve como pano de fundo a campanha de prevenção às DSTs, com distribuição do kit informação com preservativo masculino e folder.
O Secretário de Esporte e Lazer, Romário Gusmão, revela o peso de um evento cultural que se propõe trabalhar a cidadania com o tema saúde na nova fase do Complexo.
– É importante pela simbologia do local, que vive um processo de reconstrução da identidade social, onde se pode afetar a população envolvendo-a num evento cultural, em um local de boa infraestrutura. É fazer parte da edificação do novo Complexo do Alemão.
Dentre os inscritos, grupos do próprio Complexo, como as Associações de capoeira Martins e Filhos da Corda Bamba. O torneio traz duas modalidades, Solo e Equipe. Sendo Solo Juvenil: Masculino e Feminino, com idade entre 13 e 15 anos; Adulto: Masculino e Feminino com idade inicial de 16anos; e Equipe, faixa etária livre, com atletas infantis.
Com base no campeonato de 2010, a Federação espera reunir cerca de 300 praticantes do desporto. O Presidente da FDCRJ explica que este evento é importante porque:
– Faz a integração entre praticantes de capoeira e mostra ao público, a importância do desporto na cultura brasileira. Tendo em vista que hoje, esse esporte é considerado patrimônio cultural e imaterial do país. Além de, uma ferramenta de inclusão social.
Premiação e Histórico do Evento
Os três primeiros colocados nas duas modalidades receberão troféus e medalhas. A Federação existe há 16 anos e realiza anualmente o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de capoeira. A Federação existe há 16 anos e realiza anualmente o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de capoeira, dando força ao movimento cultural/esportivo e valorizando seus atletas.