Últimamente a estrada do itararé (uma das principais via do Complexo do Alemão) vem se tornando perigosa devido aos constantes acidentes na estrada. Neste ano de 2016, foram mais de 10 acidentes e três gravemente, que terminaram em mortes.
No dia 24 de janeiro, José Wilson de 17 anos foi atropelado na estrada do itararé e faleceu na hora, após 6 dias desse acidente, mais uma tragédia aconteceu na estrada, um motoqueiro morreu na colisão entre um caminhão que passava pela via. Segundo os moradores, ele era um moto-taxista da Penha e foi morto no local. E o último acidente grave aconteceu nesta última terça-feira, 17 de maio, em frente ao Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, aonde houve uma colisão entre uma moto e um caminhão. O mototaxista da grota Thiago Ramos morreu na hora.
Os moradores, junto com o Coletivo Papo Reto (um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha), criaram uma panela de pressão (um aplicativo de mobilizações que permite contato direto com governantes, gestores públicos, parlamentares, concessionárias de serviços públicos, políticos em geral e outros tomadores de decisão da cidade) em janeiro, após o acidente com o jovem José Wilson de 17 anos.
Hoje, um dos representantes do Coletivo Papo Reto, Raull Santigo, publicou em seu perfil do Facebook uma conversa com a Claudia Secin (Diretora-Presidente da CET-Rio) que informou que foi na estrada do itararé, em frente ao Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes e que irão implantar uma travessia segura com faixa de pedestres e um sinal em frente ao colégio. Segundo ela, a implantação começa na semana que vem e que também vão fazer uma ação educativa na estrada do itararé.