No dia 24 de Abril a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) contratou uma empresa especializada para realizar o serviço de sanitização nas comunidades, reforçando o combate à Covid-19. Amanhã às 8h será a vez do Complexo do Alemão receber a equipe para a limpeza de suas ruas, becos e vielas.
Segundo a Cedae, esta técnica e princípio ativo do produto utilizados pela prestadora do serviço são os mesmos utilizados pelo governo chinês em ruas daquele país como forma de combate ao novo coronavírus. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até 30 dias, dependendo da ação externa e circulação de pessoas.
Desde o início das operações já foram atendidas as comunidades do Vidigal, Vila Parque da Cidade, Chácara do Céu, Mangueira, Tuiuti, Barreira do Vasco, Jacarezinho, Rio das Pedras, Muzema, Tijuquinha, Vila da Paz, Cidade de Deus, Praia da Rosa e Sapucaia (Ilha do Governador) e Rocinha.
O serviço é de grande importância tendo em vista o crescimento desenfreado dos casos de coronavírus em favelas do Rio, principalmente na Zona Norte.