A CET-Rio colocou duas placas de sinalização que proíbem o estacionamento na calçada do UPA, no Complexo do Alemão. Guardas municipais estão fazendo um trabalho diário de reboque dos veículos estacionados irregularmente.
Localizada na Estrada do Itararé, a calçada tem grande fluxo de pedestres que não podiam transitar com segurança durante o período em que os carros estavam estacionados. Não muito raro, era comum ver idosos, crianças e pessoas com bebês que passavam pela via, por falta de espaço na calçada.
Atendendo aos apelos dos moradores, a equipe do Voz das Comunidades foi até a área registrar as irregularidades. Em frente ao UPA, mais de dez carros estacionados em local proibido, foram flagrados. Depois da repercussão da matéria, a polícia retirou e multou os veículos, mas a falta de placa de sinalização ainda era um problema para motoristas desavisados que insistiam em estacionar na calçada.
A equipe do Voz das Comunidades solicitou placas de sinalização para a localidade, que foi atendida pela CET-Rio. O órgão alega que a falta de placa de sinalização, não impede que o motorista seja multado.
“Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionamento sobre passeio é proibido e não precisa de sinalização para isso. Qualquer veículo que estacione em cima de calçada pode ser multado. ”- diz a assessoria da CET- RIO
A guarda municipal também afirma a importância da denúncia quando o pedestre verificar irregularidades.
“Ressaltamos a importância de o cidadão registrar esse tipo de denúncias pelo 1746 (Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio). Os pedidos são encaminhados aos órgãos responsáveis e favorecem o planejamento de ações conjuntas”.- afirma a assessoria da guarda municipal.