Com o crescimento dos casos de Covid-19 no país, pequenos empreendedores estão se reinventando para evitar a crise e o fechamento das portas. E dentro das comunidades na cidade do Rio de janeiro não poderia ser diferente, os estabelecimentos se esbarram em muitos desafios, entre eles o de elaborar novas estratégias de trabalho e garantir o sustento das suas famílias. O Barbeiro Delivery, por exemplo, é a nova modalidade de atendimento no Complexo do Alemão.
Tão logo iniciou a quarentena, Renan Estate, 32 anos, barbeiro, morador do Complexo do Alemão, onde também trabalha exercendo sua profissão, precisou adaptar seu comércio de acordo com as medidas de prevenção ao coronavírus, estabelecidas por governo e prefeitura.
Renan conta que após ter ficado desempregado em 2015, resolveu fazer o curso de barbeiro e que precisou se dedicar devido a falta de tempo entre estudar e trabalhar, pois o horário não lhe permitia ter um emprego. “Então fiquei desempregado durante esse tempo do curso e contando com a ajuda da sua família”. Foi quando resolveu abrir sua própria barbearia, que completou um ano agora em maio e fica na Estrada do Itararé 480, Centro Comercial, Loja K13. Porém, o movimento foi caindo gradativamente em decorrência da pandemia, diminuindo pela metade o fluxo de atendimentos. Daí que surgiu também a ideia do Barbeiro Delivery para ajudar financeiramente.
O empreendedor do Alemão resolveu colocar em prática uma ideia que já havia pensado, de se tornar barbeiro a domicílio, e a chegada da pandemia contribuiu para isso, além da necessidade das pessoas. Renan comenta que o momento era ideal para dar início ao atendimento domiciliar e inovar no seu ramo. Apesar dos desafios serem ainda maiores, ele não desanimou e achou que seu sonho poderia ajudar a manter seu emprego e facilitar o atendimento dos seus clientes.
“Nunca passou pela minha cabeça desistir do meu negócio ou da minha profissão. Passei por muita coisa pra chegar até aqui e desistir. Pensei sim e continuo pensando em ideias que possam agregar meu faturamento pessoal. Desistir seria recomeçar do zero, e neste momento não acho que seja a decisão correta a ser tomada”, desabafa Renan.
A motivação veio de querer ajudar as pessoas que não poderiam sair de casa, por precaução ou medo da pandemia, e o incentivo dos clientes fiéis que conquistou ao longo do tempo. A ideia teve uma reação bastante positiva. “No primeiro dia em que postei a ideia do Barbeiro Delivery choveu mensagens dos clientes e fechei a agenda de horários rapidamente”. O barbeiro lembra que recebeu muitos elogios pela proposta de inovação.
O Barbeiro Delivery do Renan é divulgado através do Whatsapp, Facebook e Instagram, assim como a marcação de dias e horários de atendimento. Igor Kelvin, 24 anos, morador do Complexo do Alemão, administrador no ramo de vacinação, solicitou o serviço após ficar sabendo da iniciativa em sua rede social e elogiou o trabalho. “O atendimento foi excelente, é importante frisar que os protocolos de segurança devem sempre ser seguidos. Antes de aceitar o serviço, perguntei se seguia algum tipo de protocolo, e a resposta foi SIM. Máscara, álcool e equipamentos totalmente higienizados.”