A importância de coletivos na consolidação da democracia

Você já se perguntou o que de fato é a Cúpula dos Povos? Um evento paralelo a Rio+20, que tem como pauta debater temas pertinentes ao planeta, só que na contra mão da maré, debatido e articulado pela sociedade civil. Mas o que isso de fato  significa?

O que eu tenho visto esses dias é uma grande rede se formando. Redes de Redes crescendo e junto com isso a comunicação do povo para o povo só expandindo. Não sei se iremos chegar há ponto comum, afinal são muitas cabeças pensando, muita gente diferente junta. Entretanto chegar num ponto em comum não deve ser o alvo. Um país com uma voz só não tem voz.

Abrir a possibilidade de articulação de diversas vozes e promover a interação entre esses diferentes grupos deve ser nossa utopia diária. Democracia só se faz com: acesso livre à informação, livre manifestação e livre produção.

Nessa semana o ‘Ônibus Hacker’ esteve no Complexo do Alemão, promovendo acesso livre à informação, usando o seu direito de ocupação e sendo uma ponte possibilitando ferramentas para a comunidade produzir seu próprio conteúdo.

Sim é nesses coletivos que eu acredito. E é sendo coletivo que a gente avança Avante Brasil!

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]