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CINEMÃO apresentará sessão especial na Arena Carioca Dicró, na Penha.

Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupa espaços públicos com o Cinema Nacional.

A próxima sessão será no dia 21 de abril, domingo, às 19h, na Arena Carioca Dicró. O projeto, que é apoiado pela ONU no Brasil, exibirá às 19h o longa-metragem “Onde a coruja dorme”, direção Marcia Derraik e Simplício Neto. Dos morros cariocas e da Baixada Fluminense surge uma das produções musicais mais interessantes do Brasil: sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas, mas bem-humoradas de compositores anônimos garimpados por Bezerra da Silva. O documentário revela a relação do polêmico Bezerra com seus compositores, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, e muitos deles, profissionais de segmentos populares do mercado de trabalho, como carteiros, trocadores de ônibus, pedreiros e biscateiros de um modo geral. Segundo o sambista conhecido por sua malandragem, essas pessoas eram sambistas genuínos.

Na sequência, o projeto mediará um debate com a participação da equipe dos filmes e membros do Observatório de Favelas. Antes da sessão principal serão exibidos os premiados curtas documentais – “angeli 24h”( dir. Elizabeth Formagini ) / “silêncio” ( dir. alberto bellezia / cid césar augusto ) \ “mãos de outubro”( vitor souza lima ).

Para Cid César Augusto, idealizador do projeto, O Cinemão está ocupando espaços populares da cidade com o Cinema Brasileiro:
“Este projeto é uma importante e considerável janela para democratizar esta vibrante produção de filmes no Brasil. E a Arena Carioca Dicró é um excelente lugar para exibir “Onde a Coruja Dorme”. Dicró e Bezerra foram parceiros e bons malandros. ”
Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, garante total apoio Institucional ao Cinemão:
– Acreditamos que esse projeto represente um elemento importante na construção da cidadania, em prol da consolidação da democracia, da formação e conscientização da sociedade civil. Esperamos poder colaborar para tornar a iniciativa um sucesso.
A sessão do Cinemão na Arena Carioca Dicró é feita em parceria com Observatório de Favelas, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Cinemão X Caveirão – Relação não é mera coincidência
Este projeto nasce em função da existência do Caveirão. O Cinemão é a “antítese” da máquina de guerra do Estado. Toda semelhança física entre os carros é simbólica. O que difere são os meios e fins. O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão,visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.
Cid César Augusto, diretor e idealizador do projeto, destaca a importância do Veículo de Ocupação Tática da Cultura enquanto política pública:

– Pergunte ao morador da comunidade que tipo de carro preto ele quer na sua rua. Acreditamos que nossas armas são infinitamente mais poderosas. Nós apontamos para a sociedade outro modelo de ocupação territorial de espaços estigmatizados pela violência. É preciso mudar os paradigmas. Essa é nossa função nas comunidades. O Cinemão é uma política pública necessária no processo de pacificação – disse Cid.

O CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
A partir de acordos com a Programadora Brasil e outros distribuidores nacionais, o CINEMÃO funciona como uma ação divulgadora e democratizadora da produção nacional. Isso fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso à cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural.

O projeto possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.
O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em: http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI
O CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú eCirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das NaçõesUnidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.
O projeto está ainda em busca de patrocinadores, já que apenas 25% foi captado, aprovado pela Lei Rouanet.
Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.
Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link: http://www.youtube.com/user/cinemao1?feature=watch

Serviço: CINEMÃO

Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupa espaços públicos com o Cinema Nacional.

A próxima sessão será no dia 21 de abril, domingo, às 19h, na Arena Carioca Dicró. O projeto, que é apoiado pela ONU no Brasil, exibirá às 19h o longa-metragem “Onde a coruja dorme”, direção Marcia Derraik e Simplício Neto. Dos morros cariocas e da Baixada Fluminense surge uma das produções musicais mais interessantes do Brasil: sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas, mas bem-humoradas de compositores anônimos garimpados por Bezerra da Silva.

O documentário revela a relação do polêmico Bezerra com seus compositores, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, e muitos deles, profissionais de segmentos populares do mercado de trabalho, como carteiros, trocadores de ônibus, pedreiros e biscateiros de um modo geral. Segundo o sambista conhecido por sua malandragem, essas pessoas eram sambistas genuínos.
Na sequência, o projeto mediará um debate com a participação da equipe dos filmes e membros do Observatório de Favelas. Antes da sessão principal serão exibidos os premiados curtas documentais – “angeli 24h”( dir. Elizabeth Formagini ) / “silêncio” ( dir. alberto bellezia / cid césar augusto ) \ “mãos de outubro”( vitor souza lima ).

Para Cid César Augusto, idealizador do projeto, O Cinemão está ocupando espaços populares da cidade com o Cinema Brasileiro:
“Este projeto é uma importante e considerável janela para democratizar esta vibrante produção de filmes no Brasil. E a Arena Carioca Dicró é um excelente lugar para exibir “Onde a Coruja Dorme”.Dicró e Bezerra foram parceiros e bons malandros. ”

Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, garante total apoio Institucional ao Cinemão:
– Acreditamos que esse projeto represente um elemento importante na construção da cidadania, em prol da consolidação da democracia, da formação e conscientização da sociedade civil. Esperamos poder colaborar para tornar a iniciativa um sucesso.
A sessão do Cinemão na Arena Carioca Dicró é feita em parceria com Observatório de Favelas, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Cinemão X Caveirão – Relação não é mera coincidência

Este projeto nasce em função da existência do Caveirão. O Cinemão é a “antítese” da máquina de guerra do Estado. Toda semelhança física entre os carros é simbólica. O que difere são os meios e fins. O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão,visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

Cid César Augusto, diretor e idealizador do projeto, destaca a importância do Veículo de Ocupação Tática da Cultura enquanto política pública:
– Pergunte ao morador da comunidade que tipo de carro preto ele quer na sua rua. Acreditamos que nossas armas são infinitamente mais poderosas. Nós apontamos para a sociedade outro modelo de ocupação territorial de espaços estigmatizados pela violência. É preciso mudar os paradigmas. Essa é nossa função nas comunidades. O Cinemão é uma política pública necessária no processo de pacificação – disse Cid.

O CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
A partir de acordos com a Programadora Brasil e outros distribuidores nacionais, o CINEMÃO funciona como uma ação divulgadora e democratizadora da produção nacional. Isso fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso à cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural.

O projeto possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.
O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em:

O CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú eCirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das NaçõesUnidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.

O projeto está ainda em busca de patrocinadores, já que apenas 25% foi captado, aprovado pela Lei Rouanet.
Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.
Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link: http://www.youtube.com/user/cinemao1?feature=watch

Serviço: CINEMÃO
Local: Arena Carioca Carlos Roberto Oliveira – Dicró.
Rua: Parque Ari Barroso s/nº. Penha.
Data: 21 de abril, domingo
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Gratuita.

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EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

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