O Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, é uma prova que na favela “tudo que nós tem é nós” (Emicida, 2019). A quadra do Brizolão Presidente Salvador Allende, mais conhecida como Arena Macacos, vem passando por uma reforma desde abril deste ano.
As obras não estão completamente terminadas, faltando apenas alguns ajustes finais, mas o espaço foi inaugurado no Dia das Crianças (12/10) e já é possível ver a grande mudança do antes e depois. Não só o coletivo Macacos Vive, como vários moradores da comunidade arregaçaram as mangas para fazer acontecer, de forma independente, a melhoria do ginásio.
“Não recebemos nenhum tipo de ajuda de órgão ou instituição pública, sendo a reforma totalmente custeada pela equipe do coletivo e seus parceiros, que já ajudam nas atividades do Projeto. Além de comerciantes e moradores do Morro dos Macacos que ajudaram na doação do material para a obra”, conta Vitor Bernardo, fundador do Macacos Vive.
Foi nos mínimos detalhes, da pintura ao teto, que a Arena Macacos foi tomando uma nova forma e aparência como consequência do trabalho em equipe. “Foi um esforço coletivo de toda a comunidade que participou ativamente da reforma; de pedreiros, pintores, artistas que criaram as artes e, principalmente, das crianças”, aponta Vitor.
Ele também pontuou que a comunidade fez todo o trabalho que deveria ter sido feito pelo serviço público, “já que os problemas das quadras eram inúmeros e visíveis, como valas sujas, pintura desgastada e infiltrações que impossibilitavam o uso em dias de chuva”.
Em uma publicação no Instagram, o perfil do coletivo compartilhou: “Reconstruímos a alma da nossa comunidade!”. O texto acrescenta que, agora, as crianças do MCC têm “um local seguro e adequado para praticar esportes e crescer cheias de alegria”.