Censo 2022: Segunda maior favela do Brasil, Rocinha tem a maior densidade demográfica do Rio

Comunidades do Jacarezinho e Conjunto de Favelas da Maré ocupam as posições seguintes
(Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades)
(Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades)

A densidade demográfica calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado. Na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, são 48,3 mil habitantes por km², fazendo com que a segunda maior favela do Brasil ocupe o primeiro lugar em densidade demográfica do município do Rio de Janeiro. A maior favela brasileira é Sol Nascente, no Distrito Federal. Estes são os novos dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE.

A segunda e o terceira posição também são ocupadas por favelas. Logo atrás da Rocinha, o Jacarezinho vem com 36 mil habitantes por km². Em seguida, a Maré, que soma um total de 16 favelas, e tem 29 mil habitantes por km².

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]