Moradores do Morro da Providência, Zona Portuário do Rio, tiveram uma esperança a mais na última quinta-feira (25). Desde a parte da manhã, foi possível ver cabines nos cabos de aço passando por uma espécie de teste. Uma das crianças chegou a gritar sorrindo para uma moradora: “Ah, lá, tia”, apontando para o transporte que está parado desde 2016.
Barbara Bernardo, de 32 anos, é cria da Providência e mal pode esperar pela volta do teleférico. “Em nome de Jesus que vai voltar! Porque toda vez pagar um transporte para poder subir é complicado. Se eu pegasse kombi todos os dias gastaria em torno de 108 reais no mês”, explica.
Procurada, a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da Prefeitura do Rio, não se pronunciou sobre possível data de reinauguração.
Em reforma desde 2022, a havia informado para o Voz das Comunidades janeiro de 2023 que a reinauguração estava prevista para o segundo semestre do mesmo ano. O que seria, no total, sete anos depois que seu funcionamento foi interrompido e deixou de atender os 5 mil moradores da primeira favela do Brasil. O Teleférico da Providência percorre 721 metros em 3 estações: Central do Brasil (em frente ao VLT), Praça Américo Brum (no alto do morro) e Gamboa (em frente à Cidade do Samba).