“Bom dia, Favela!”, novo programa da Band estreia na próxima segunda-feira (4)

Programa será diário, mostrando peculiaridades da favela e o Voz das Comunidades é parceiro do programa
Bom dia Favela
Imagem: Criz Silva / Bom dia Favela / Instagram / Reprodução

As favelas do Rio de Janeiro vão ganhar um novo programa na TV. Abordando a diversidade, a positividade e o potencial das favelas cariocas, o Bom dia, Favela fará sua estreia na tela da Band Rio. O programa será diário, a partir das 8h, e o Voz das Comunidades é parceiro nessa missão.

O Bom dia, Favela!” surge como um programa diário que, ao longo de 30 minutos. Nesse espaço, a plataforma concederá voz em alto e bom som aos moradores das comunidades, enfatizando as realizações e contribuições para toda à sociedade. Além disso, o programa desempenhará um papel fundamental como um espaço de incentivo à cidadania, inclusão e manifestação artística entre os jovens das favelas do Rio de Janeiro. Por meio de narrativas genuínas e cativantes, o “Bom dia, Favela!” evidenciará as habilidades excepcionais presentes nas favelas, questionando as noções convencionais e ampliando a visão compartilhada pela sociedade.

Um programa sobre favela feito por crias das favelas

Os apresentadores e repórteres do “Bom dia, Favela!” tem tudo a ver com a comunidade. Conheça o time que compõe o programa que vai mostrar a positividade da favela:

A apresentadora do programa é Joyce Alves. Ela nasceu no Rio de Janeiro e foi criada no Complexo do Alemão, onde vive até hoje. Iniciada na dramaturgia ainda na infância através de projetos sociais promovidos na comunidade, destacou-se e foi convidada a integrar a trupe de teatro do Grupo Cultural AfroReggae, em Vigário Geral, onde profissionalizou-se e deu início a sua carreira de atriz, atuando desde espetáculos de rua, escolas e favelas a prestigiadas salas nacionais e internacionais.

Wictoria Tavares, mais conhecida como Wic, estreou em 2013 no carro de som da G.R.E.S. Inocentes de Belford Roxo, no Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas foi na quadra da escola de samba da Unidos da Tijuca, aos 6 anos, que conheceu o Carnaval. Apesar de jovem, Wic já foi passista na G.R.E.S. São Clemente, cantou no carro de som da Portela, Beija-Flor de Nilópolis, na qual, em 2018, conquistou o campeonato. Teve passagem pela Unidos do Viradouro, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos do Tucuruvi (SP) e Estácio de Sá. Aos 17anos, participou do evento de encerramento da Copa das Confederações, em 2013, dançando ao lado de Shakira.

Camila Monteiro Silva é cria da favela do Vidigal e foi bolsista da PUC, onde se formou em Comunicação Social. Como atriz, participou de diversos programas de TV, novelas e filmes, como Bonsucesso (Novela 7 TV Globo – 2019), Central de Bicos (Seriado Multishow – 2021), Os Suburbanos (Filme – 2018), “Cidade dos Homens” (TV Globo – 2003) e Filme 2007, Começar de Novo (Novela TV Globo – 2004), No Meio da Rua (Filme – 2006), Mais Vezes Favela – (Multishow -2015). Nos palcos, participou de diversas peças: “Abalou Musical Funk” (Guti Fraga), “Vestido de Noiva” (Fátima Domingues), “Omelete e “O Pão Duro” (Luciano Vidigal).

Leon Marques vem de Belford Roxo e cursa Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem diversas passagens como ator e em 2022, integrava o elenco do Programa dominical #PipocaDaIvete, apresentado por Ivete Sangalo, na TV Globo. Em publicidade, participou da campanha para o site Vagas.com, Zé Delivery e Johnnie Walker. Sendo a última com o DJ Alok. Em 2022, estrelou a nova campanha “Oi Fibra” ao lado de Whindersson Nunes e “Sol de Janeiro”, marca de cosméticos internacional. Foi ainda garoto propaganda da Nestlé e Motorola Global em 2023.

João Victor Nascimento é ator, diretor, produtor cultual e professor. Formado pelo Grupo Nós do Morro, do qual é integrante desde 2006, com apenas 21 anos abriu seu próprio grupo de teatro no Complexo do PPG, sendo um agente transformador e dinamizador de arte, cultura, educação e diversidade no Rio de Janeiro. Como ator tem diversas participações em peças como: “Novos Baianos – o Musical” direção de Otávio Muller, em 2019, temporada São Paulo e Rio de Janeiro; “Palco Favela – Rock in Rio” direção de Guti Fraga e Fatima Domingues, em 2019 entre outras. E também no cinema, no Longa – “Bandida” – Paris filmes e “Correndo Atrás” de Jerfeson; Curta-metragem – “Trocando de Pele” Willy Johny; “Portugal Pequeno” de Victor Quintanilla. Com este curta foi premiado em dois festivais na categoria melhor ator, “Black Berlim” de Sabrina Fidalgo. Atuou também nas séries, “How To Be Carioca” Disney Plus; “Mais Vezes Favela” Multishow.

A Edlene Conrado é produtora executiva do “Bom dia, Favela!”. É cria do CPX do Alemão é formanda em Pedagogia e possui formação em produção cultural pela FIRJAN. É professora de yoga infantil e contadora de histórias negras. Trabalha desde 2015 com produção e arte-educação, através da tecnologia criativa, no projeto Pipas Labs. Participou de diversas produções culturais, como Rock in Rio e Rio Parada Funk. Trabalhou também, no jornal “Voz das comunidades” e jornal de bar “O Biricotico”. Foi palestrante no PerifaConnection sobre “Meio ambiente, favela e mulheres indígenas” e também no Favela Orgânica sobre “O que os jovens estão fazendo para melhorar o Brasil nos dias atuais”. Recebeu a Moção de Congratulações pela câmera Municipal do Rio de Janeiro, pelo reconhecimento do trabalho como produtora.

Nathália Pires, cinegrafista do programa, é graduada pela Universidade Estácio de Sá. Nathália é moradora da favela Chapéu Mangueira e fotógrafa documental desde os 11 anos. Trabalhou como operadora de câmera nos programas, BBB 22 e BBB 23. Foi diretora de fotografia do curta “Panã Panã”, vencedor do prêmio de melhor fotografia pelo festival de cinema negro Adélia Sampaio, em Brasília (2019); do longa metragem “Kizomba – 30 anos de um grito negro na Sapucaí”; da websérie “Querendo Assunto”; entre outros projetos ligados ao audiovisual, como videoclipes e documentários. Possui diversos cursos na área do audiovisual, ligados a direção de fotografia e montagem cinematográfica. Diretora de fotografia do programa “PAPO FRANCO”. Diretora de fotografia do filme “LMS – Uma Pequena África”, com direção Carmen Luz, com produção da alfândega filmes. Diretora de fotografia do making of do longa-metragem “Lima Barreto ao terceiro dia”, pela produtora Lapilar.

Celino Vitorino também é cinegrafista do “Bom dia, Favela!” Experiente operador de câmera, com mais de 10 anos no mercado audiovisual, de publicidade, mídias digitais e streaming. Trabalhou em programas, como BBB 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, No Limite, Lazinho com Você, Conexões Urbanas e Papo De Polícia. Também já trabalhou em diversos conteúdos para as plataformas de streaming, como “Bom dia Verônica”, da Netflix, “Dom” e “5x Comedia”, da Prime Video. No cinema, foi câmera nos filmes “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, “Relatos do Front”, de Renato Martins. Participou ainda dos programas “Espelho”, “Sonhos e Segredos”, “Som do Vinil”, “Estação Roquenrou”, do Canal Brasil, e “A Fazenda” e “A Grande Conquista”, da TV Record.

Voz das Comunidades é parceiro do Bom dia, Favela!

O Voz das Comunidades estará presente no programa, tendo uma participação semanal. O conteúdo mostrará projetos sociais, atividades culturais da comunidade. Alana Nascimento, coordenadora do núcleo de audiovisual do Voz das Comunidades, revelou estar animada para a estreia do “Bom dia, Favela!”. “Tá sendo super bacana, a gente tá bem animado! Tomara que essa parceria seja super duradoura. Que a gente consiga mostrar o máximo de história dos moradores”.

Alana Nascimento é Coordenadora do Núcleo Audiovisual do Voz das Comunidades
(Foto: Ana Carla / Alana Nascimento / Instagram / Reprodução)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]