Neste mês de julho o Instituto Estação das Letras em parceria com a Associação Nagai está desenvolvendo um projeto de rodas virtuais de leitura. O projeto vai trabalhar com cerca de 120 famílias da região da Rua Malacacheta, que fica localizada próxima a Fazendinha, Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio. O intuito é de combater a vulnerabilidade social através de ação cultural.
Pais que precisam se ausentar por conta de seus empregos, residências sem conforto, são algumas realidades das famílias de jovens que moram em favelas, e nesse momento sem aulas, o grupo se encontra muita vezes em casa sem ocupação, e a ideia do projeto é ocupar de maneira educativa essa juventude. Com o fechamento das escolas públicas em razão da pandemia da Covid-19, a Nagai e seus alunos, que também fazem parte das Redes Municipal e Estadual de Educação, se juntam ao instituto Estação das Letras, que trás o Projeto Rodas de Leitura, de forma online para estes moradores.
As Rodas têm, ao todo, três meses de encontros semanais com leitura e mediação de professores especializados em torno da obra de três escritores escolhidos pela curadoria do projeto. Cada roda de leitura vai abordar uma obra diferente, tendo a duração de quatro semanas e atendendo uma faixa etária específica (5 a 8 anos; 9 a 12; e de 13 a 21 anos).
Os autores comparecem ao último encontro de cada ciclo para uma interação, que será aberta ao público. Todos os jovens participantes irão receber um exemplar do livro trabalhado, adequado à sua faixa etária. Os encontros irão contar com a presença de nomes influentes da literatura brasileira como Bia Bedran, Daniel Munduruku e Conceição Evaristo.