A vulnerabilidade gerada pelos eventos climáticos somada às estruturas frágeis dos terrenos nas residências dentro das favelas causam a sensação de preocupação constante na rotina dos moradores. Nesta sexta-feira (18), na rua Roberto Silva, atrás do Morro da Baiana, Alemão, esses fatores causaram um deslizamento de terreno na antiga sede da empresa Raniflex, que atualmente está inativa.
Segundo as informações locais, a estrutura já demonstrava que ruiria a qualquer momento. Além disso, os moradores comentam que levantam essa questão para a Defesa Civil e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro há bastante tempo. Mas, até então, o problema não tinha sido resolvido. “A qualquer hora vai cair”, comenta Lenilza Araújo, de 46 anos.
Após o deslizamento do terreno, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) se deslocou até a área e realizou os procedimentos de evacuação e isolamento do espaço. Não houve registros de vítimas.
A equipe de reportagem do Voz das Comunidades entrou em contato com a Defesa Civil Municipal, para compreender as demandas da região e, também, para saber se há um planejamento específico para a localidade. Porém, até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Em caso de atualização, a matéria será atualizada com o posicionamento da instituição ligada à Prefeitura Municipal.