Uma das vias de entrada ao Complexo do Alemão é a rua Antonio Austregésilo que tem uma característica peculiar: tem três vias que se dividem em uma bifurcação, sendo duas que sobem para dentro da comunidade e outra que dá acesso à Avenida Itaóca. Mas o “Y” da Antônio Austregésilo está passando por uns dias difíceis desde que, segundo moradores, uma obra de tapume, realizada pela prefeitura do Rio, ocasionou no transbordamento da água de esgoto que corre a céu aberto.
Quem sobe a rua em direção ao Complexo do Alemão, encontra a água de esgoto atravessando a bifurcação. As pessoas que descem precisam desviar dos fios d’água que correm pelo asfalto. Como se não bastasse só o mau cheiro, a região também conta com muito lixo espalhado por algumas pessoas em situação de rua que perambulam pelo local.
Moradores querem solução
O Bruno Silva tem uma mecânica de motos em frente ao triangulo da rua e o esgoto passa bem em frente ao seu estabelecimento. Ele conta que a prefeitura até vai ao local, mas que não resolve o problema. “Eles vêm aqui, tiram algumas fotos e vão embora. E essa água aí correndo. Já caíram pessoas de moto aqui na frente e também algumas pessoas idosas. É bem complicado.”
A água do esgoto a céu aberto também está atrapalhando as vendas do bar do Antonio da Silva. Ele relata que o mau cheiro espanta a clientela. “O movimento baixou bastante. A gente trabalha com lanches aqui e aí fica difícil vender sanduíches com esse esgoto correndo aqui na frente”.
A dona Zenaide Ferreira, de 72 anos, também enfrenta dificuldade por conta da água. “Eu tenho diabete e tenho medo de encostar nessa água suja. Todo o dia eu passo aqui e tenho que ficar desviando. E pior ainda quando chove.”
A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Águas do Rio e foi informado que no dia 9 de novembro enviará uma equipe ao local para verificar a situação. A empresa também relembrou que contatos de consumidores podem ser realizados pelo telefone 0800 195 0195, que também funciona como WhatsApp.
Texto: Rafael Costa
Produção / Fotos: Vilma Ribeiro
Revisão: Jonas di Andrade