Policiais NÃO invadiram o Congresso Nacional e descobriram golpe

Circula nas redes sociais, um vídeo e diversas mensagens dizendo que policiais teriam invadido o Congresso Nacional e descoberto um golpe. A história contada é a de parlamentares estariam armando

Circula nas redes sociais, um vídeo e diversas mensagens dizendo que policiais teriam invadido o Congresso Nacional e descoberto um golpe. A história contada é a de parlamentares estariam armando para criar um rombo nas contas públicas. Eles receberiam milhões de reais para votar contra uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC). A informação é falsa.

Frame retirado do vídeo, gravado em 2017

Não é verdade que policiais federais, civis e militares tenham invadido recentemente o Congresso Nacional após descobrir um suposto esquema de parlamentares para causar um rombo nas contas públicas do país. O vídeo que tem sido compartilhado nas redes juntamente com essa desinformação foi gravado em 2017 e mostra um protesto de dezenas de policiais contra a reforma da Previdência que, naquela época, incluía os agentes de segurança.

O conteúdo vem circulando principalmente no WhatsApp. Publicações semelhantes também foram encontradas no Facebook e marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.

Uma das mensagens que estão sendo compartilhadas
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]