Inalação com água oxigenada e bicarbonato de sódio NÃO previnem a Covid-19

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo em que um médico ensina uma receita à base de bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. O autor afirma que

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo em que um médico ensina uma receita à base de bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. O autor afirma que a inalação de uma fórmula feita com água mineral, bicarbonato de sódio e água oxigenada é capaz de prevenir a doença. Ele também afirma que essa mesma fórmula pode ser usada em inalações como tratamento caso uma pessoa seja infectada pelo novo coronavírus.

A informação é falsa. Não há evidências de que a combinação de compostos químicos, como o bicarbonato de sódio e o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, previnam ou contribuam para que a Covid-19 não evolua para um quadro grave.

Não há, até o momento, cura para a Covid-19. As principais recomendações para prevenir a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), são uso de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos, além da vacina, quando disponível.

[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]