Golpe usa nome da Saraiva para enganar leitores com falsa distribuição de livros gratuitos
Se liga, morador, porque é fake! Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que a livraria Saraiva, que teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo a pedido da

Se liga, morador, porque é fake! Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que a livraria Saraiva, que teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo a pedido da própria empresa em 2018 e fechou as lojas físicas em 2023, teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente por meio de seu site. A informação é FALSA e trata-se de um golpe.
A fraude ocorre através de um site falso, que se passa pela Saraiva para enganar leitores e roubar dados pessoais. O vídeo mostra um jovem explicando sobre uma suposta pesquisa que premiaria participantes com livros gratuitos. Ao clicar no link divulgado, o usuário é redirecionado para a página onde deve preencher dados como CPF, e-mail, telefone e endereço.
Além disso, o site solicita o pagamento de um frete que pode variar entre R$ 29,83 e R$ 47,94, dependendo da suposta empresa responsável pela entrega. O pagamento, no entanto, é uma estratégia dos criminosos para extorquir dinheiro das vítimas, e os livros nunca são entregues
Esse tipo de golpe já foi denunciado por vários usuários em plataformas como Reclame Aqui, Reddit e Threads. Pessoas relataram ter caído na fraude e pago pelo frete de livros que nunca chegaram.