É VERDADE que sol está ‘vermelho’ por conta das queimadas na Amazônia e Pantanal
Nos últimos dias, o Rio de Janeiro viu o sol se pôr vermelho e, por mais que pareça ser um efeito bonito, na verdade é uma grande preocupação. O sol
Nos últimos dias, o Rio de Janeiro viu o sol se pôr vermelho e, por mais que pareça ser um efeito bonito, na verdade é uma grande preocupação. O sol está vermelho por conta das queimadas que acontecem no Pantanal e na Amazônia.
Esse fenômeno é causado pela combinação da fumaça, que atravessa o país, com a inclinação dos raios solares. Quem explicou isso foi o meteorologista do Climatempo ao site do Globo Rural, Guilherme Borges.
“O que acontece é que estamos com muita fumaça espalhada por amplas áreas, e ela é bem ruim tanto para a saúde como para a visibilidade. Então, a presença da fumaça pelo céu o deixa mais cinza e exerce influência também na tonalidade do sol”, disse ele ao site.
O sol vermelho está sendo visto nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos dias 9 e 10 de setembro, a qualidade do ar na cidade de São Paulo foi considerada a pior do mundo, de acordo com o monitoramento agência suíça IQAir. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho na tarde desta terça-feira (10) devido a onda de calor no Brasil, com previsão de “grande perigo” e risco à saúde.