É MENTIRA que vinagre espanta mosquitos da dengue
Nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil registrou um aumento de 113,7% de casos de dengue, em comparação ao ano anterior. E, para evitar a multiplicação do mosquito Aedes
Nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil registrou um aumento de 113,7% de casos de dengue, em comparação ao ano anterior. E, para evitar a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti, alguns cuidados podem ser adotados, como, por exemplo, manter fechados recipientes com água. No entanto, é preciso ter atenção às informações sem comprovação científica no combate ao mosquito.
Nas redes sociais está sendo espalhado um conteúdo que afirma que o vinagre de álcool ajuda a afastar o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zica e Chikungunya. “Passar vinagre de álcool no pano e borrifar nas pias e ralos espata mosquito. Dengue mata! E prevenir é o melhor remédio”, diz o texto.
Sites especializados em boatos como o Boatos.org e o Fato ou Fake, do G1, já relataram que a informação se trata de MENTIRA. Órgãos relacionados à saúde e pesquisa, como a Fiocruz e Ministério da Saúde, não confirmam também a versão de que o vinagre seja eficaz como repelente.
De acordo com o Ministério da Saúde, para conter a proliferação do inseto as pessoas devem “manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti”. Já em relação à proteção individual, somente repelentes com à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 protegem a pele contra o mosquito. Eles podem também ser aplicados sobre as roupas, mas para as crianças, abaixo dos dois anos, um médico deverá ser consultado para a indicação do melhor produto.
A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.