É MENTIRA que aplicativo e-Título invade funções de celular dos usuários
Faltam alguns meses para eleição e muitos cidadãos já baixaram e-Título. A plataforma foi idealizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serve para os eleitores obterem a via digital do título
Faltam alguns meses para eleição e muitos cidadãos já baixaram e-Título. A plataforma foi idealizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serve para os eleitores obterem a via digital do título além de consultarem sua situação perante à justiça eleitoral.
No entanto, muitas fake news aparecem em anos de votação e atrapalham o processo democrático. Atualmente, circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que o app e-Título funciona como um “espião” de celulares. A mensagem explicativa do vídeo alega que, através da autorização de acesso ao celular, a plataforma pode ter acesso total à rede, criar contas, redefinir senha, ativar e desativar sincronização, gravar áudios e manipular dados do USB e acessar localização. Apesar do e-Título pedir autorização para acessar algumas funções do aparelho, as informações solicitadas não servem para investigar a vida dos eleitores.
No site do TSE é possível verificar como o aplicativo funciona. De acordo com o tribunal, todas as informações pedidas após o download do e-Título, estão de acordo com a Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LFPD). Essa lei, segundo o TSE, “regulamenta a proteção de dados pessoais no Brasil, em especial, a obrigatoriedade de cadastrar senha de acesso ao documento, o que contribuirá para proteger as informações do eleitor”. Ou seja, somente o usuário do aparelho poderá acessar suas contas pessoais cadastradas no celular ou dados do aplicativo.
Ainda de acordo com à Justiça Eleitoral, o e-Título surgiu para facilitar a vida dos eleitores e não para invadir os dispositivos dos usuários de celular ou tablets. “O cidadão terá os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Também será reduzido o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais em casos de serviços de impressão, assinatura e entrega do título”.
As informações como baixar o e-Título podem ser acessadas aqui.
A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.