É FALSO vídeo que mostra Lula “possuído” por estar com lideranças do candomblé

As eleições estão acaloradas e várias fake news começaram a circular em torno das candidaturas que chegaram ao segundo turno, algo que já acontecia antes das eleições iniciarem este ano.

É FALSO vídeo que mostra Lula “possuído” por estar com lideranças do candomblé

As eleições estão acaloradas e várias fake news começaram a circular em torno das candidaturas que chegaram ao segundo turno, algo que já acontecia antes das eleições iniciarem este ano.

Em mais um episódio, um suposto vídeo que circula mostra o candidato à presidência Lula com lideranças religiosas de matriz africana. Na imagem, ele “aparenta”, estar “falando com o dêmonio” e na descrição diz que ele está “possuído”.

O vídeo manipulado é totalmenteFALSO. Há uma distorção das falas do ex-presidente. Frases dele foram cortadas e reorganizadas de forma que ele fale que líderes de matriz africana participariam de um futuro governo. Além disso, o vídeo complementa que, depois de tomar banho de pipoca e receber uma imagem de Xangô, Lula estaria “falando com o demônio”.

Na verdade, o vídeo, que está disponívelneste link, foi gravado em 2021, em um encontro do ex-presidente com lideranças do movimento negro, em Salvador. Inclusive, já foi desmentido. Além dele, outras figuras políticas do Partido dos Trabalhadores e pessoas de diferentes vertentes religiosas (evangélicos e candomblescistas) estavam presentes no evento. No vídeo original, Lula faz uma crítica a opositores que acusavam que ele estaria “falando com o demônio”, além de convidar as lideranças do movimento negro para participar da elaboração um plano governamental que seria aplicado na área da educação.

Cuidado ao receber as mensagens. Atente-se aos detalhes e questione a pessoa que lhe enviou. Em caso de dúvidas, pesquise sobre a autenticidade das mensagens em sites de verificações de notícias, ou entre em contato com a equipe do Voz das Comunidades. Baixe nosso app e fique por dentro das notícias das favelas do Rio de Janeiro, além de também ficar bem informado sobre mensagens falsas e golpes na internet.

Via Estadão Verifica

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]