Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

É FALSO que o Banco Central do Brasil envia link pelo WhatsApp para checagem de valores a receber

Com o anúncio recente do Banco Central sobre o Sistema de Valores a Receber, plataforma que possibilita o cidadão checar se há algum dinheiro pendente, começaram a surgir links dúvidosos.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Com o anúncio recente do Banco Central sobre o Sistema de Valores a Receber, plataforma que possibilita o cidadão checar se há algum dinheiro pendente, começaram a surgir links dúvidosos.

Na última semana, uma mensagem com a seguinte informação circulou nestes espaços de conversa: “consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram”. Neste material, havia a presença de um link FALSO que não pertence ao Banco Central do Brasil e nem a plataforma do Sistema de Valores a Receber. Por pertencerem ao Governo Federal, todos os sites das instituições públicas terminam com a abreviação “gov.br”. Logo, o objeitvo é enganar os menos informados ou descuidados.

Caso você tenha interesse em averiguar se há alguma pendência de pagamento em alguma instituição bancária, basta acessar este link (https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/) e preencher com os seguintes dados: CPF e data de nascimento. É importante ressaltar que navegar em sites duvidosos pode prejudicar a integridade da sua privacidade e dos seus dados.  

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]