É FALSO que azeite de oliva tenha imposto zerado no Brasil

Nos últimos dias, mensagens patrocinadas em redes sociais têm espalhado informações enganosas sobre uma suposta isenção de impostos para azeites de oliva no Brasil. As publicações, acompanhadas de anúncios de

Foto: iStockFoto: iStock

Nos últimos dias, mensagens patrocinadas em redes sociais têm espalhado informações enganosas sobre uma suposta isenção de impostos para azeites de oliva no Brasil. As publicações, acompanhadas de anúncios de preços extremamente baixos com descontos de até 76%, prometem produtos a valores reduzidos sob o argumento de “imposto zero”. A informação é falsa e alerta que consumidores devem redobrar a atenção ao aproveitar promoções online, priorizando canais oficiais e desconfiando de ofertas com preços irreais ou condições suspeitas.

Não há nenhum decreto recente que elimine a cobrança de impostos sobre azeites de oliva no país. Tributos como ICMS, IPI e PIS/Cofins permanecem inalterados para este produto. Especialistas alertam que a narrativa de “imposto zerado” é uma estratégia comum usada em golpes digitais para atrair consumidores.

As promoções fraudulentas compartilhadas nas redes sociais redirecionam usuários para páginas falsas que visam obter informações pessoais ou pagamentos antecipados. Apesar da temporada de ofertas legítimas da Black Friday em grandes varejistas, nenhuma dessas ações inclui a alegação de “imposto zero”.

Fonte: https://www.boatos.org/tecnologia/azeite-de-oliva-com-imposto-zero-esta-sendo-vendido-em-promocao.html

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]