Pesquisar
Close this search box.

Taça das Favelas do Rio começa neste final de semana com campeonato da Série A

Maior torneio de futebol entre favelas do mundo está de volta
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício

O início da Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 ocorrerá neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de julho, no Centro Desportivo Taça das Favelas Realengo, localizado na Zona Oeste. Uma breve cerimônia de hasteamento das bandeiras e a execução do hino nacional marcarão o começo do maior torneio de futebol entre favelas do planeta, antes do primeiro jogo.

Serão oito jogos por dia, válidos pela Série A do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. O Gogó da Ema, que se sagrou campeão em 2019, entrará em campo no domingo (16), para enfrentar a Comunidade Maria Paula, às 11h40. Todos os confrontos deste fim de semana são da categoria masculina. As competições da categoria feminina começarão em 29 de julho.

A Taça das Favelas mobiliza anualmente mais de 100 mil jovens no Rio de Janeiro. Este ano, o torneio contou com uma Série B e a elite da competição vai ter um novo formato de fase de grupos e eliminatórias, com o objetivo das seleções disputarem mais partidas. 

Foto: Jonathas Souza
Foto: Jonathas Souza

Nesta fase do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, são 94 favelas pela categoria masculina, com jovens entre 14 e 17 anos, sendo divididos em 24 grupos com 4 seleções. A favela melhor classificada de cada grupo se classifica para a fase eliminatória, enquanto os 8 melhores segundos colocados completam as 32 favelas que vão jogar em partida única para decidir quem será o campeão desta edição.

Já na categoria feminina da Taça das Favelas Rio 2023, não tem limite de idade. São 36 favelas divididas em 8 grupos, sendo dois desses com 5 equipes, e as demais com 4. As duas melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final, formando 16 favelas.

Horário: 9h (início dos jogos)

Endereço: Estrada São Pedro de Alcântara, 4520 – Realengo, Rio de Janeiro

Confira os jogos do final de semana:

SÁBADO 15/07

Grupo A

9h – Parque Paulista x Fomento

10h20 – KM 40 de Seropédica x Vila Croácia

Grupo B

11h40 –  Chaperó x Três Campos

13h – Favela Sarapuí x Complexo Paraíso 

Grupo C

14h20 – Tijuquinha x Morro São João 

15h40 – Urucânia x Vila Brasil

Grupo D

17h – Ititióca x Jardim Bangu

18h20 – Grota de Niterói x Favela Tiradentes

DOMINGO 02/07

Grupo E

9h – Vilar Carioca x Cidade de Deus

10h20 – Parque União x Cohab de Realengo

Grupo F

11h40 – Comunidade Maria Paula x Gogó da Ema

13h – Manguinhos x Castelar 

Grupo G

14h20 – Engenho Velho de Itaboraí x Vila Vintém 

15h40 – Complexo Santa Margarida x Complexo Mangueirão

Grupo H

17h – Morro da Baiana x Jardim do Carmo

18h20 – Saibreira x Dendê da Ilha

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibomcasibomjojobet girişHOLİGANBETjojobetCasibomCasibom Girişcasibom günceljojobet girişholiganbetCasibomizmir escortholiganbet girişcasibom girişCasibomjojobet

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]