O Departamento de Estado dos EUA selecionou 15 jovens atletas brasileiras para um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos, dentro do programa Sports Visitor Program – Empoderamento Feminino. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento e o empoderamento de meninas por meio do esporte, especificamente futebol e flag football, uma modalidade similar ao pique-bandeirinha.
Entre as participantes, destacam-se as moradoras do Complexo do Muquiço, na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Ranna, Eduarda Vitória (Duda) e Rafaely Cristina, todas com idades entre 15 e 18 anos. As jovens são integrantes de um grupo que inclui meninas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, todas residentes em áreas de vulnerabilidade social.
O programa, que cobre todas as despesas das participantes, proporcionará a essas adolescentes a oportunidade de aprimorar suas habilidades atléticas e participar de um intercâmbio cultural com meninas de diversos países, como Bangladesh, República Tcheca, Itália, Israel, Geórgia, Mauritânia, Níger, Taiwan, México e Angola. Durante as duas semanas, as jovens estarão envolvidas em um acampamento esportivo temático com treinamentos físicos, workshops e visitas locais. As atividades têm como objetivo aprimorar a compreensão das jovens sobre os Estados Unidos, desafiar estereótipos e promover o desenvolvimento social positivo, com foco especial na liderança feminina.
Além das atividades esportivas, o programa incluirá sessões sobre comunicação, oratória, trabalho em equipe e uma variedade de eventos culturais e esportivos, todos com tradução para o português para garantir a plena compreensão das participantes.