Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Favela Champions’: Luta pela Paz lança primeiro campeonato de artes marciais das favelas

Evento do projeto Maré Unida será sediado no Parque Olímpico do Rio e conta com Whindersson Nunes como mestre de cerimônia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sonho de competir em um palco que recebeu alguns dos maiores atletas do mundo vai se tornar realidade para jovens de favelas do Rio. Sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, será a casa da primeira edição do Favela Champions, no dia 29 de outubro, último domingo do mês, a partir das 9h. A apresentação fica por conta do ator, comediante, influenciador e lutador Whindersson Nunes, embaixador da Luta pela Paz (LPP) nesse evento.

O evento vai contar com competições de quatro modalidades de luta: boxe, jiu-jitsu, luta livre esportiva e muay thai. Cada uma delas é composta por chaves com centenas de atletas inscritos em busca do sonho de conquistar um lugar no pódio. Para assistir aos combates, basta levar 1kg de alimento não perecível, que serão doados a famílias de crianças e jovens atendidos pela Luta pela Paz na Nova Holanda, uma das 16 favelas da Maré.

“O esporte ensina aos jovens disciplina, coragem, autocontrole, estabelecimento de metas e humildade. Muitos atletas atuais campeões mundiais cresceram em comunidades desfavorecidas, onde apenas ir à academia todos os dias é um desafio. O Favela Champions é o primeiro campeonato de boxe e artes marciais do Brasil que destaca a importância de comunidades como o Complexo da Maré, onde nasceu a LPP, e de onde vieram muitos campeões e campeãs, e onde tantos jovens talentosos treinam todos os dias para um futuro melhor dentro e fora do ringue e do tatame”, declara o fundador da Luta pela Paz, o antropólogo e ex-pugilista inglês Luke Dowdney.

Favela Champions

O Favela Champions é um evento do projeto Maré Unida, que promove desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens moradores do Complexo da Maré através de esportes de luta. É realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e mídia oficial Band e Band News FM.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]