“E quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” William da Maré, 48 anos, entendeu bem a famosa frase da música da banda Skank e desde 1989 vem construindo sonhos de crianças e adolescentes nos gramados da favela.
Com apenas 14 anos, na época, ele percebeu que seus amigos estavam sem futuro e oportunidades e daí veio a ideia. “Bem que a gente podia criar um projeto de futebol para tirar a galera de ambientes ruins”, pensou o educador. E assim nasceu o Projeto Wes.
Localizado no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, o projeto Wes conta atualmente com 120 alunos entre 5 e 15 anos e tem como foco principal formar cidadãos através do esporte. Mas manter o projeto vivo por 35 anos tem sido muito difícil, William conta que a falta de apoio atrapalha o desenvolvimento das aulas. “Precisamos de pessoas e de materiais. Bolas, cones, coletes, uniforme de competição, transporte, alimentação… Já deixei de comprar comida para a minha casa para poder comprar material para o projeto e pagar os professores”, desabafa o educador.
Indo além do futebol, o Projeto Wes também ajuda pessoas em situação de rua no Complexo, com a distribuição de sopas, quentinhas, café da manhã, roupa e água.
Para se inscrever no projeto a criança juntamente com o seu responsável precisa ir até a sede do Projeto Wes que fica na Rua Nova Brasília – Quadra do Terço e preencher a ficha de inscrição no local.