Cria do PPG, atleta Michelle Silva conquista tricampeonato brasileiro de Jiu-Jitsu: “Cada gota de suor valeu a pena”

Aos 10 anos, Michelle Silva supera adversárias maiores, vence o Brasileiro Kids e mantém vivo o sonho de competir nos Estados Unidos
Michelle Silva exibe, orgulhosa, a medalha de tricampeã brasileira de Jiu-Jitsu, após três vitórias invictas no Brasileiro Kids 2025, em São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

A jovem atleta Michelle Silva, moradora do PPG (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo), no Rio de Janeiro, conquistou, no último fim de semana, seu tricampeonato brasileiro de Jiu-Jitsu. A vitória aconteceu no Brasileiro Kids 2025, organizado pela CBJJ/IBJJF, considerado um dos campeonatos mais difíceis do mundo na modalidade.

“Foi uma vitória muito importante pra mim. Depois de não conseguir ser campeã no Europeu Kids, por uma decisão polêmica do árbitro, ganhar o Brasileiro foi uma vitória dupla”, celebrou a atleta para o Voz das Comunidades. Michelle enfrentou três lutas duríssimas, com adversárias maiores do que ela na categoria, e venceu todas sem sofrer qualquer ponto ou vantagem.

Por trás da medalha de ouro, há uma rotina intensa de treino e superação. Michelle se divide entre os treinos na UPP da Providência e na equipe Checkmat, treinando de segunda, quarta e sexta-feira, das 15h30 às 20h, além de atividades funcionais nas terças e quintas. “Ela se dedica muito. Cada gota de suor valeu a pena”, ressalta a mãe da atleta, Márcia Luzia Pessoa.

O próximo sonho de Michelle é competir no Pan Kids, nos Estados Unidos, mas esbarra na dificuldade financeira para tirar o visto. “Não temos recursos esse ano, mas temos muita fé que no ano que vem vamos conseguir. O sonho dela segue mais vivo do que nunca”, afirma a mãe.

Com apenas 10 anos, a cria do PPG sobe no lugar mais alto do pódio do Brasileiro Kids de Jiu-Jitsu, mantendo vivo o sonho de chegar ao Pan Kids, nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas redes sociais, a jovem compartilhou um desabafo emocionado: “E não é só sobre o ouro. É sobre tudo o que a gente passou pra chegar até aqui. Cada não, cada dificuldade, cada pessoa que estendeu a mão quando parecia impossível. Essa conquista é nossa!”

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]