‘Abraço Campeão’ é uma ONG que oferece aulas de boxe, karatê, jiu jitsu, muai Thay e capoeira integrados à aulas de cidadania e desenvolvimento pessoal. Ela foi criada em 2014, no Complexo do Alemão e já atendeu mais de 2.500 jovens.
Localizada na Rua Ozéas Mota, 48, a ONG oferece aulas de segunda a sexta gratuitamente, para crianças a partir de 5 anos até adultos de 29 anos.
O fundador da ONG, Alan Duarte, 35 anos, conta que teve a iniciativa de desenvolver o projeto no Complexo do Alemão depois de fazer parte de uma academia na Maré há 12 anos. “Não tinha um projeto desses no Complexo do Alemão e eu quis trazer pra cá. Comecei com 7 jovens e hoje são mais de 2.500 alunos. Através das artes marciais a vida de muitos jovens mudaram aqui dentro”, relata.
Hoje, o projeto inicia um novo ciclo com três jovens: Luis Fernando, Karen Diniz e Daniel Barcellos, que vão fazer intercâmbio na França em parceria com o Club de Boxe Les Ulis e a organização Human Heart. A viagem dos jovens será para visitar academias de boxe de Paris, o comitê olímpico francês e conhecer alguns lutadores que são referências do esporte.
Quem são esses jovens?
O lutador de boxe há 8 anos, Luís Fernando de Oliveira, 18, é morador no Alemão e disse que se sente muito feliz e grato pela oportunidade. “Sinto que todo esforço e dedicação está valendo a pena”. O jovem também disse que gostaria de ser um atleta profissional e que seu sonho é conseguir ir para olimpíadas.
Daniel Barcellos, de 18 anos, morador do Complexo do Alemão, começou no esporte praticando Kickboxing e há pouco tempo entrou pra ONG. Atualmente, ele é um boxeador. “Eu nunca imaginei que sairia do meu estado Rio de Janeiro. Agora estou a caminho de Paris. É muito gratificante! Eu só tenho que agradecer a Deus e ao Abraço Campeão por esse momento maravilhoso”. O jovem também fala sobre a importância do ‘Abraço Campeão’, “É como se fosse a minha segunda família, tenho orgulho de fazer parte desse projeto e apresentá-lo em tudo”.
A atleta Kazen Diniz, de 20 anos, também moradora do Complexo do Alemão, luta boxe há 4 anos e falou que sempre quis conhecer outro país. “Ver que o boxe está me proporcionando isso é emocionante demais e me sinto grata”. Ela completou dizendo que o ‘Abraço Campeão’ é sua segunda casa e que representa amor pelo esporte e por todas as amizades que fez ao longo dos 4 anos.
O Projeto lançou uma campanha de arrecadação de fundos que está próxima de alcançar a meta para os atletas nessa viagem. Para colaborar, é só acessar o link: https://doa.re/SaDOth