O Complexo do Alemão se destaca por ser um berço de grandes talentos de diversas áreas culturais, artísticas e esportivas. Na área da dança, Luiz Fernando, do projeto ViDançar, brilha e encanta o mundo através da dança. No basquete, Thamires de Andrade, da Cidade de Deus, conseguiu uma bolsa de estudos nos EUA. Também se destacando no esporte, o Complexo do Alemão tem Ryan Conceição, campeão sub-21 do Pan-Americano de Judô, que ocorreu no Peru no último domingo (10).
Ryan começou no judô quando tinha 10 anos. Em 2012, ingressou na na Associação Nagai, localizada em Inhaúma, Complexo do Alemão. Atualmente com 20 anos, o atleta ainda faz parte do projeto e foi através dele que conquistou o Campeonato Pan-americano, classe sub-21, na categoria menos de 60kg. “Comecei no esporte em 2012, na associação Nagai e estou muito feliz de está conhecendo vários lugares e fazendo o que eu mais amo”, comentou o atleta.
Rejane Luna, coordenadora da Associação Nagai, falou a respeito do esforço da associação em juntar recursos para investir no atleta, que ainda não tem patrocínio. “No Ryan, em 2019, nós fizemos um investimento pessoal para que ele não se perdesse no caminho. Foram viagens para treinamentos, campeonatos nacionais e quatro internacionais. Destes, só conseguimos recursos para custear uma viagem e meia, através de vaquinha on-line”.
Sobre a sua trajetória, Ryan relatou dificuldades que encontrou, mas ciente de que tem um longo caminho a percorrer. “Só Deus sabe o quanto foi difícil eu chegar até aqui. Então, estou tentando aproveitar o máximo que eu posso. Essa competição é importante pro meu crescimento”, ressaltou. Promessa do judô para as próximas olimpíadas em Paris, Ryan coleciona campeonatos na categoria menos de 60 kg, sendo campeão brasileiro, campeão de judô nos Jogos Escolares Brasileiros e, agora, campeão pan-americano.