Aluna de projeto esportivo no Antares conquista medalha em campeonato de judô na Áustria

Integrante do Instituto Santa Cruz desde os 9 anos, a jovem atleta Rafaela Chagas já participa de classificação para o Mundial
Rafaela Chagas é a segunda da esquerda para a direita / Foto: Reprodução
Rafaela Chagas é a segunda da esquerda para a direita / Foto: Reprodução

Criada na Comunidade de Antares, zona oeste do Rio de Janeiro, Rafaela Chagas, de 19 anos, encontrou no esporte uma oportunidade. Integrante do Instituto Santa Cruz, ela conheceu o judô aos 9 anos e teve sua vida transformada.

O Instituto oferece esporte de forma gratuita para crianças e adolescentes de comunidades. Em Antares, ele funciona em parceria com o CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, onde Rafaela estudou. Lá, ela precisou escolher uma das atividades do Projeto para completar sua carga horária escolar. E, das opções de balé, dança e judô, ela optou pelo esporte que a levaria a viver tantas conquistas e momentos únicos.

Em sua jornada desportiva, a atleta participou de diversos campeonatos brasileiros de onde saiu carregando pelo menos uma medalha em cada participação. Em 2021, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior, e este ano, foi campeã na Copa Europeia Júnior, que aconteceu na Áustria. 

Equipe brasileira de judô na Copa Europeia 2022
Foto: Reprodução

“Foi muito importante para o processo que estou participando e, pessoalmente, foi motivo de muita alegria. A emoção de ver a bandeira e o hino do meu país sendo tocado trouxe a sensação de dever cumprido. Não tem preço!”, relata a jovem após conquista internacional.

Atualmente, Rafaela é faixa marrom no judô. Faz parte da Seleção Brasileira de Judô (base), treina para as seletivas para o Campeonato Mundial e, futuramente, para as Olimpíadas.

Apaixonada pelo mundo esportivo, ingressou no curso de educação física, estudando na Faculdade Celso Lisboa. Ela conta que o judô foi fundamental em sua vida, onde se permitiu sonhar e ser feliz fazendo o que ama.

Sobre o Projeto

A sede do Instituto Santa Cruz fica localizada na Comunidade de Antares. Eles atendem hoje cerca de 300 alunos do bairro e de comunidades próximas. Contam com Projeto de Iniciação ao Esporte, que é a porta de entrada na instituição, além de Projeto de Lazer e Bem Estar para a comunidade e o Projeto de Monitoria, onde atletas de faixa marrom têm a oportunidade de passar seus aprendizados a outros alunos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]