Alexander Cordeiro, atleta revelado na Vila Kennedy, conquista recorde no salto sub-18

É CAMPEÃO! Com a marca de 15,78 metros, o atleta, se tornou recordista do Campeonato
Alexander Cordeiro quebra recorde mundial de salto no sub-18. Foto: Gustavo Alves\ Confederação Brasileira de Atletismo

Com a marca de 15,78 metros, Alexander se tornou recordista da temporada com a modalidade do salto triplo do sub-18. O campeão Alexander Cordeiro Santa Cruz, que iniciou sua trajetória no atletismo na Vila Olímpica da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18. Com esse resultado, ele possui a melhor marca dentro da temporada.

“Eu não esperava, mas estou muito contente. Treinei muito para alcançar bons resultados e consegui atingir essa marca que me colocou em primeiro no ranking mundial sub-18. E isso tudo começou na Vila Olímpica da Vila Kennedy. Foi o primeiro passo da minha trajetória. Se não fosse a Vila, eu provavelmente não seria um atleta hoje. Foi lá que conheci mais sobre a modalidade, que antes só via nos Jogos Olímpicos e tinha curiosidade em saber mais sobre”, afirma Alexander sobre a vitória.

Em 2022, quando tinha 14 anos, sua trajetória começou na Vila Olímpica da Vila Kennedy. Na época, Alexander nem imaginava seguir no atletismo. Jogava basquete, influenciado pelos amigos que também praticavam o esporte na região. Mas, tudo mudou quando o professor Leonardo Silva percebeu seu potencial ao observá-lo saltar durante uma partida. A partir daquele momento, Alexander passou a frequentar as aulas de atletismo, iniciando no arremesso de peso e no salto em distância. Pouco tempo depois, já competia e acumulava medalhas em diversas competições.

Enquanto, foi aluno da Escola Municipal Presidente Café Filho, Alexander conquistou o título de salto em distância nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no final de 2022. Ainda no mesmo ano, venceu competições estaduais sub-16, festivais de atletismo e outros torneios. Poucos meses depois, passou a integrar o Instituto Ideal Brasil (RJ) por meio de uma parceria, deixando a Vila para se dedicar ainda mais ao atletismo. Foi sob a orientação do treinador Ormandino Rodrigues Barcelos que Alexander direcionou seu foco para o salto triplo, prova em que seu talento se destacou. O resultado desse novo ciclo foi a vitória no Campeonato Brasileiro, com direito à quebra de recorde da competição e à liderança no ranking mundial sub-18. Conta o jovem de 17 anos, sobre a expectativa de Jogos Olímpicos.

“Acredito que estar nos Jogos Olímpicos seja o sonho de todos os atletas. Sei que preciso treinar bastante e ainda tem muito caminho até lá, mas espero realizar isso”, finaliza.

Atleta Alexander Cordeiro campeão do salto triplo no sub-18 e recordista mundial na categoria. Foto: Gustavo Alves | Confederação Brasileira de Atletismo

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]