Com a marca de 15,78 metros, Alexander se tornou recordista da temporada com a modalidade do salto triplo do sub-18. O campeão Alexander Cordeiro Santa Cruz, que iniciou sua trajetória no atletismo na Vila Olímpica da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18. Com esse resultado, ele possui a melhor marca dentro da temporada.
“Eu não esperava, mas estou muito contente. Treinei muito para alcançar bons resultados e consegui atingir essa marca que me colocou em primeiro no ranking mundial sub-18. E isso tudo começou na Vila Olímpica da Vila Kennedy. Foi o primeiro passo da minha trajetória. Se não fosse a Vila, eu provavelmente não seria um atleta hoje. Foi lá que conheci mais sobre a modalidade, que antes só via nos Jogos Olímpicos e tinha curiosidade em saber mais sobre”, afirma Alexander sobre a vitória.
Em 2022, quando tinha 14 anos, sua trajetória começou na Vila Olímpica da Vila Kennedy. Na época, Alexander nem imaginava seguir no atletismo. Jogava basquete, influenciado pelos amigos que também praticavam o esporte na região. Mas, tudo mudou quando o professor Leonardo Silva percebeu seu potencial ao observá-lo saltar durante uma partida. A partir daquele momento, Alexander passou a frequentar as aulas de atletismo, iniciando no arremesso de peso e no salto em distância. Pouco tempo depois, já competia e acumulava medalhas em diversas competições.
Enquanto, foi aluno da Escola Municipal Presidente Café Filho, Alexander conquistou o título de salto em distância nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no final de 2022. Ainda no mesmo ano, venceu competições estaduais sub-16, festivais de atletismo e outros torneios. Poucos meses depois, passou a integrar o Instituto Ideal Brasil (RJ) por meio de uma parceria, deixando a Vila para se dedicar ainda mais ao atletismo. Foi sob a orientação do treinador Ormandino Rodrigues Barcelos que Alexander direcionou seu foco para o salto triplo, prova em que seu talento se destacou. O resultado desse novo ciclo foi a vitória no Campeonato Brasileiro, com direito à quebra de recorde da competição e à liderança no ranking mundial sub-18. Conta o jovem de 17 anos, sobre a expectativa de Jogos Olímpicos.
“Acredito que estar nos Jogos Olímpicos seja o sonho de todos os atletas. Sei que preciso treinar bastante e ainda tem muito caminho até lá, mas espero realizar isso”, finaliza.
