Uma novidade na Estrada do Itararé vem há quase cinco meses adoçando o cotidiano do Complexo do Alemão e adjacências. Trata-se do “Top Churros”, um trailer especializado em churros tradicionais e gourmets. O empreendimento, que surgiu em meio ao desemprego de um morador, tem atraído o paladar da favela.
Atualmente no Brasil, 8,6 milhões de pessoas se encontram em situação de desemprego, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em tempos de falta de oportunidade no mercado de trabalho, muitas pessoas precisam se reinventar para superar as dificuldades e levar o sustento para dentro de casa.
Foi o que fez Wellington Cesar, de 32 anos, morador do conjunto habitacional Beija-Flor, localizado em frente à Nova Brasília, no CPX. Desempregado há bastante tempo, segundo relata, Wellington comprou um trailer de churros e decidiu acreditar no negócio.
“Estava um bom tempo desempregado, não conseguia uma oportunidade de trabalho, só a minha ex-mulher trabalhava em casa. Estava à procura de um emprego, até que um dia vimos uma barraca de churros à venda e decidimos comprar. Nos perguntamos se ia dar certo ou não”, conta.
Wellington relata que tinha consciência que seria necessário fazer algo diferente dos demais para emplacar o seu negócio. Então, apostou na caracterização do seu trailer e na produção de churros tradicionais e gourmets.
“Não sabíamos como trabalhar com churros, nem como preparar, ou até mesmo fritá-los, então começamos a pesquisar. Sabíamos que tinha um retorno de lucro e decidimos apostar”, afirma.
Começo Complicado
Atualmente, a loja tem uma boa variedade de churros, de doces tradicionais até sabores mais “exóticos” como nutella, paçoca, ovomaltine, chocolate e M&M’s. Mas, Wellington revela que o início não foi tão prazeroso assim.
“No primeiro dia deu tudo errado. Quando comecei a fritar os churros estourou tudo, foi óleo pra todos os lados. Fechei a loja, porque, daquele jeito, estava perigoso. Fui para casa e já bateu um desânimo. Tive vontade de desistir. Mas virei a noite estudando como fazer, testando massas, até acertar. No outro dia foi um sucesso. Não esperava ser da forma que foi. Filas e filas, atrapalhando até a movimentação das pessoas que transitavam por ali.”
Voz como “Padrinho”
O “Top Churros” foi um dos empreendimentos convidados pelo Voz das Comunidades para atuar no “Arraiá do Alemão”, realizado em junho deste ano. Segundo Wellington, a presença no evento foi um divisor de águas para o seu negócio.
“Foi maravilhoso! Muita gente procurando o nossos churros. Após o Arraiá, decidi investir no trailer, para atender melhor os clientes e ter mais segurança na preparação dos churros”, descreve.
Segredo do Sucesso
Churros é uma iguaria de origem incerta, mas se popularizou no Brasil na década de 60. Mesmo não sendo uma comida típica da culinária brasileira, o doce já conquistou o carioca. Wellington revela o segredo da boa fama da guloseima.
“O segredo de um bom churros é fazê-lo com amor. Minha maior recompensa é ver o cliente satisfeito ao comer churros, elogiar o doce, compartilhar com outras pessoas e voltar para comprar o produto novamente. Isso é muito gratificante.”
Planos para o Futuro
Na sequência, o morador esboça seu planejamento para o futuro do seu empreendimento e sobre o desejo de retribuir.
“Futuramente, se Deus quiser, quero abrir outras barracas, virar uma franquia, quem sabe? E poder gerar emprego também, para as pessoas que estão desempregadas”, completa.
O Top Churros fica localizado na Estrada do Itararé, 1036, em frente à Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio, ao lado do ponto de mototáxi da região. O horário de funcionamento é das 13h à 00h. É possível também fazer o seu pedido via delivery, através do ifood, ou entrando em contato pelo número de WhatsApp 21 99590-2154.