Neste dia 5, a partir das 14h, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) XV de Maio, no Caju, será palco da tradicional Feira Favela Empreendedora, promovida pelo projeto A Arte Gerando Renda. O evento marca a formatura de 150 mulheres que foram capacitadas durante 10 semanas em cursos de maquiagem, tranças, decoração de unhas, artesanato e fantasias de carnaval, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que elas possam iniciar suas carreiras nas áreas em que se formaram.
Durante a feira, as alunas terão a chance de realizar seus primeiros atendimentos, demonstrando gratuitamente as habilidades adquiridas em aula. Os visitantes poderão desfrutar de serviços como tranças, maquiagem social e artística, cuidados com as unhas e apreciar objetos de decoração. Marcello Andriotti, fundador do projeto, destaca a importância desse evento para as alunas, afirmando que “é importantíssimo que elas tenham essa experiência, para que possam amadurecer como profissionais das áreas que escolheram seguir”.
O projeto A Arte Gerando Renda conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, AgeRio e Kasznar Leonardos, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Além disso, vale ressaltar que a ONG Favela Mundo, fundada em 2010, é a única entidade no Brasil reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Modelo de inclusão social nas grandes cidades”, e tem representado o país em eventos internacionais. Desde sua primeira edição em 2014, o projeto A Arte Gerando Renda já capacitou mais de 6.000 pessoas, contribuindo significativamente para a transformação de vidas na comunidade do Caju.