A Barbe Afro foi inaugurada em 2016 quando o fundador, Alexsandro da Silva, de 26 anos, morador do Complexo da Maré, decidiu trabalhar com cabelos. Com o passar dos anos, Alexsandro percebeu que a maioria dos clientes eram negros de cabelo crespo, e então assim surgiu a Barbe Afro. A barbearia conta com cortes para cabelo crespos, tranças, dreads, freestyles, tintura e finalização para cabelos cacheados.
Alex contou que no começo da barbearia foi muito difícil e que não tinha muitos equipamentos. “Pra quem quer começar é muito importante não desistir no começo. Ser barbeiro é lidar com a estética do cliente. Um corte de cabelo melhora a autoestima das pessoas.”, ele também afirma que 90% de seus clientes tem cabelos crespos.
Em 2018, Alex conheceu sua esposa Gayce Gomes, 25 anos, e começaram a trabalhar juntos na barbearia. Gayce faz tranças e cortes masculinos enquanto Alex faz cortes femininos e masculinos. Gayce contou que no começo não sabia fazer muita coisa, mas com o tempo foi pegando a prática. “Hoje eu gosto bastante dessa profissão, ainda mais porque ajuda as pessoas a melhorar sua autoestima”, finalizou.
A Barbe Afro fica localizada no Conjunto de Favelas da Maré, na Avenida Brasil n°6526. O atendimento é de segunda a sexta, segunda a quinta, de 11h às 21h, e sextas feiras de 10h às 17:30.
Para quem quiser saber mais sobre a barbearia, pode segui-los no Instagram, no perfil @barbe_afro.