A segunda edição do Viradão Cultural da Rocinha já tem nova data confirmada: será nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, na Biblioteca Parque da Rocinha C4. O evento, que celebra a produção cultural da favela, foi adiado em relação à previsão inicial de julho, e chega com uma proposta ainda mais ampla e conectada com o território. Toda a programação será gratuita e voltada para valorizar a arte, a memória e os talentos locais.
A chamada pública para compor a programação também já está aberta: até o dia 9 de junho, coletivos, grupos culturais e organizações com atuação comprovada na Rocinha podem inscrever propostas nas categorias de apresentações artísticas, feira de economia criativa e solidária e oficinas. No total, 50 propostas serão selecionadas e receberão um cachê de R$ 700. Para participar, é necessário estar cadastrado no Mapa Cultural da Rocinha.
Realizado com apoio do edital Fomenta Festival (SECEC/RJ) via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Viradão vai dar visibilidade aos pontos culturais já mapeados na plataforma Mapa Cultural da Rocinha, criada pelo jornal Fala Roça. A ideia é fortalecer as expressões artísticas da favela e gerar renda para quem movimenta a cena local.