Viradão Cultural da Rocinha 2025 abre chamada para atividades; evento acontece em setembro

Evento reúne apresentações artísticas, oficinas e feira criativa na Biblioteca Parque da Rocinha
Foto: Divulgação

A segunda edição do Viradão Cultural da Rocinha já tem nova data confirmada: será nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, na Biblioteca Parque da Rocinha C4. O evento, que celebra a produção cultural da favela, foi adiado em relação à previsão inicial de julho, e chega com uma proposta ainda mais ampla e conectada com o território. Toda a programação será gratuita e voltada para valorizar a arte, a memória e os talentos locais.

A chamada pública para compor a programação também já está aberta: até o dia 9 de junho, coletivos, grupos culturais e organizações com atuação comprovada na Rocinha podem inscrever propostas nas categorias de apresentações artísticas, feira de economia criativa e solidária e oficinas. No total, 50 propostas serão selecionadas e receberão um cachê de R$ 700. Para participar, é necessário estar cadastrado no Mapa Cultural da Rocinha.

Realizado com apoio do edital Fomenta Festival (SECEC/RJ) via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Viradão vai dar visibilidade aos pontos culturais já mapeados na plataforma Mapa Cultural da Rocinha, criada pelo jornal Fala Roça. A ideia é fortalecer as expressões artísticas da favela e gerar renda para quem movimenta a cena local.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]