Após mais de uma década longe da Marquês de Sapucaí, a Unidos do Jacarezinho está de volta ao principal palco do carnaval carioca. Com uma apresentação emocionante na Intendente Magalhães, a escola conquistou o título da Série Prata e garantiu sua vaga na Série Ouro em 2026. O enredo “Eureka! E fez-se a luz!” encantou os jurados e o público.

Com 261,1 pontos, a escola que desde 2013 não desfilava na divisão de acesso ao Grupo Especial, se consagrou vitoriosa da série prata. O enredo celebrou a importância da luz na trajetória da humanidade, explorando desde descobertas científicas até a simbologia do brilho que ilumina caminhos e sonhos. Para Diego Aguiar, vice-presidente da escola, a conquista vai além de títulos “para a comunidade, significa orgulho, pertencimento, visibilidade e a certeza de que podemos sonhar alto. A favela pôde, enfim, olhar para o desfile e se sentir linda novamente”, diz.
Na Série Bronze, a campeã foi a União do Parque Curicica, seguida pela Lins Imperial, Acadêmicos do Dendê e Siri de Ramos.
Agora, a Unidos do Jacarezinho se prepara para um novo desafio: montar um desfile ainda mais grandioso para a Série Ouro, que pode abrir caminho para um futuro retorno ao Grupo Especial. “Nosso foco agora está no planejamento para levar um espetáculo inesquecível para a Sapucaí”, relata Diego.
Confira a classificação final da Série Prata:
1º – Unidos do Jacarezinho – 269,1 pontos
2º – Império da Uva – 268,6 pontos
3º – Acadêmicos da Abolição – 268,4 pontos
4º – Renascer de Jacarepaguá – 268,4 pontos
5º – Acadêmicos de Santa Cruz – 268,3 pontos
6º – Unidos de Lucas – 267,6 pontos
7º – União de Jacarepaguá – 267,6 pontos
8º – Acadêmicos do Cubango – 267,5 pontos
9º – Feitiço Carioca – 267,5 pontos
10º – Império da Tijuca – 267,4 pontos