Foto: Reprodução
O município do Rio de Janeiro vai iniciar nesta segunda-feira, dia 01 de Fevereiro, mais uma nova etapa da vacinação em prevenção à Covid-19. O público da vez serão os idosos.
O objetivo é que todos os idosos com idades entre 80 e 99 anos sejam vacinados durante todo o mês de fevereiro. E a novidade dessa etapa é que aos sábados serão dedicados à repescagem da semana daqueles que não puderam comparecer na unidade da saúde na data correspondente à sua idade.
Até o dia 3 de fevereiro (quarta-feira), profissionais de saúde com 60 anos ou mais, que atuam na cidade nas redes pública e privada, deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina.
Nesse período, também será finalizada a vacinação dos funcionários de urgência e emergência das unidades hospitalares envolvidos no atendimento à Covid-19 e dos que realizam exames com relação à doença.
A secretaria municipal de saúde divulgou o calendário da imunização separando cada idade para cada dia da semana.
Vale lembrar que os idosos precisam levar os documentos de identidade e, caso ainda tenha, a caderneta de vacinação.
Na capital, a relação da Secretaria Municipal de Saúde indicou que 56,8 mil pessoas do grupo prioritário foram imunizadas só nessa primeira fase. Porém, a página “Vacinômetro“, da prefeitura carioca, aponta que na capital foram mais de 80,6 mil vacinados.
Vacinação no Complexo do Alemão
Nesta fase a vacinação será domiciliar. Os médico irão até a casa dos moradores. Os agente comunitário de saúde (ACS) mapearam os idosos do território e na segunda estarão indo com a equipe aplicar a dose da vacina.