O ensino superior é um grande sonho para muitas pessoas, principalmente para população que mora nas favelas do Rio de Janeiro. O diploma, além de garantir novas oportunidades no mercado de trabalho, também se concretiza como uma grande passo para aqueles que o conquistam – não só para a pessoa como também para a toda a família.
E sendo uma consolidada instituição de educação de grande importancia para o estado, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) abriu inscrições para o seu vestibular 2023. Oferecendo mais de 6.000 vagas nos mais variados cursos, a UERJ também disponibiliza reserva de vagas para candidatos que estudaram em escola pública, pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pretos e pardos.
Inscrições
As inscrições, que podem ser feitas neste link (https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=12512), vão até o dia 17 de outubro e a taxa é de R$125. No início do mês de setembro, a UERJ abriu os pedidos para isenção da taxa do vestibular. Se você foi uma das pessoas que solicitou isenção, pode conferir se foi aprovado acessando esta lista (572 páginas). Vale a pena dar uma olhada neste edital do vestibular da UERJ para conferir as informações sobre conteúdo da prova, cursos oferecidos, procedimento de matrículas e outras demandas.
Exame Único e indicações de leitura
A edição do Vestibular Estadual 2023 da Uerj permanece com o formato de Exame Único, que conta com 60 questões objetivas e uma prova de redação.
Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, deve ser lido o romance “Niketche”, de Paulina Chiziane. Para a prova de Redação, a indicação de leitura é o romance “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro.
Boa sorte!